Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

Baltasar Garzón - Juíz e Advogado de Direitos Humanos

Baltasar Garzón

Voltar
Baltasar Garzón, nascido em Espanha em 1955, é um advogado celebrizado pelas suas investigações em torno de crimes contra a Humanidade.

Como magistrado no Tribunal Nacional, Garzón foi responsável por investigar casos relacionados com tráfico de droga e terrorismo.

Em 1998, tornou-se conhecido a nível internacional quando pediu a extradição de Augusto Pinochet para Espanha, com o objectivo de o julgar por casos de violação de direitos humanos. Garzón agiu evocando o princípio legal, bastante controverso, da jurisdição internacional, onde um tribunal de um país tem a possibilidade de julgar crimes contra a Humanidade graves, os quais ocorreram fora do seu território, independentemente da nacionalidade do acusado. Fez uso desta jurisdição para tentar condenar diversos oficiais da Argentina por violações de direitos humanos, Osama Bin Laden e diversos antigos membros das administrações Bush, por alegadamente consentirem tortura na prisão de Guantánamo. 

Desempenhou um papel importante no desmantelamento da ETA, e em 2008 iniciou uma investigação relacionada com o desaparecimento de mais de 100, 000 pessoas durante a Guerra Civil Espanhola.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.