Chema Prado é um dos nomes mais reconhecidos no panorama do cinema
internacional, tendo estado quase 30 anos à frente da cinemateca espanhola. Encarregue de recuperar, restaurar, conservar e difundir o património cinematográfico espanhol, Prado acabou por conhecer e tornar-se extremamente influente entre várias personalidades da área como Chantal Akerman, Isabelle Huppert, Alain Robbe-Grillet, Marguerite Duras, Jim Jarmusch, Wes Anderson, Bernardo Bertolucci, Harun Farocki, Werner Herzog, Aki Kaurismaki, Abbas Kiarostami, John Malkovich, Manoel de Oliveira, Bob Rafelson, Arturo Ripstein, Ridley Scott e muitos outros.


Trabalhou ainda directamente com o Festival de Cinema de S. Sebastião e foi júri nos festivais de Cannes, Sundance, Valladolid, Locarno, Guadalajara (México), Miami, Roterdão e Veneza.


A partir de 1992 começou a expor as suas fotografias, um pouco por todo o mundo, em galerias e instituições, destacando-se, nos anos mais recentes, a exposição CHEMA PRADO/SERIES que contempla as séries Infraganti e Color, fotografias de grande formato que apresentamos este ano na 10ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival, no Casino do Estoril, com inauguração no dia 4 de Novembro, a preceder a gala de abertura.


Estas séries incluem retratos espontâneos de grandes nomes do cinema como John Malkovich, Manoel de Oliveira, Robert De Niro, Antonio Banderas, Pedro Almodóvar, Stephen Frears, ou Jim Jarmusch.


Como explica Chema Prado, tal como diz o título Infraganti, estas fotografias “não foram preparadas, não se combinou com os retratados, não se maquilharam, nem se preparou a iluminação. E essa espontaneidade acaba por fazer parte da própria composição. Por exemplo, numa delas, vemos Stephen Frears e Manoel de Oliveira, com Frears num gesto muito divertido, a fazer de conta que lhe aponta uma pistola”.