Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

David Cronenberg - Realizador

David Cronenberg

Voltar
David Cronenberg (n. 1943) é um realizador canadiano, aclamado pelos elementos de horror e ficção científica que os seus filmes integram, explorando de forma vívida as intersecções entre tecnologia, o corpo humano e o desejo subconsciente.

Licenciado em Literatura Inglesa pela Universidade de Toronto, em 1967, o seu fascínio pelo cinema levou-o a criar, entre 1966 e 1970, criou várias curtas e longas-metragens experimentais. Tendo trabalhado em televisão no início dos anos 70, Cronenberg escreveu e realizou em 1975 o seu primeiro filme com estreia comercial, Os Parasitas da Morte (1975). Desde então, a obra de Cronenberg, como Scanners e Uma História de Violência, tem o condão de perturbar, surpreender e desafiar os espectadores. Certos temas literários, adaptados a partir da obra de William Burroughs, J.G.Ballard, ou Patrick McGrath, são igualmente uma fonte de inspiração para o cineasta.

Com filmes como A Ninhada e Experiência Alucinante, David Cronenberg afirmou-se como o mais provocativo realizador canadiano. Subsequentemente, Zona de Perigo, A Mosca, Irmãos Inseparáveis e O Festim Nu, demonstraram não só a sua capacidade de abordar temas dolorosos, mas também de imbuir o seu estilo de uma dimensão filosófica e de uma intensidade emocional rara.


PRESENÇAS DO REALIZADOR NO FESTIVAL

CONFERÊNCIA: A REPRESENTAÇÃO DA CULTURA MAFIOSA E O PODER DOS MITOS, DOS SÍMBOLOS E DOS RITOS
19 de Novembro, 18h
Centro Cultural Olga Cadaval

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.