Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

Inês de Medeiros - Actriz, Realizadora, Política

Inês de Medeiros

Voltar
Inês de Saint-Maurice Esteves de Medeiros Victorino de Almeida (Viena, 15 de Abril de 1968) é uma actriz, realizadora e política portuguesa. Foi a vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema em Portugal em 1997. No presente, é a Presidente da Câmara Municipal de Almada, pelo Partido Socialista, na sequência das eleições autárquicas portuguesas de 2017.

Inês de Medeiros tinha apenas dez anos quando se estreou no cinema numa longa-metragem dirigida pelo seu próprio pai A Culpa (1981); o filme foi uma experiência ocasional do maestro como realizador de cinema. Somaria, depois, uma filmografia com cerca de 30 películas, sendo dirigida por cineastas como José Fonseca e Costa, João Botelho ou Pedro Costa.

Depois de ter sido assistente de realização de Joaquim Pinto, em Onde Bate o Sol (1992) e Uma Pedra No Bolso, e de João César Monteiro, no filme Recordações da Casa Amarela (1989), viria a assinar duas curtas-metragens como realizadora — Senhor Jerónimo (1998) e O Fato Completo ou à Procura de Alberto (2002) — e um documentário — Cartas a uma Ditadura (2006).

Inês de Medeiros estará presente no LEFFEST, quarta dia 21, às 18:30, no Cinema Medeia Monumental, para apresentar o filme Aqui na Terra.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.