Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

Julian Schnabel - Artista / Realizador

Julian Schnabel

Voltar
Julian Schnabel (n. 1951) é um artista e realizador norte-americano. As suas pinturas, esculturas e obras sobre papel foram objecto de inúmeras exposições em todos o mundo, e integram as colecções públicas do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, do Museu Guggenheim de Nova Iorque e Bilbao, da Tate Gallery em Londres e do Centro Pompidou em Paris, entre muitos outros.

Com cinco longas-metragens realizadas, a sua carreira como cineasta goza igualmente de enorme sucesso. Em 1996, o seu primeiro filme, Basquiat, sobre o artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat, integrou a selecção oficial do Festival de Veneza. Quatro anos mais tarde, naquele mesmo festival, viria a vencer com o seu segundo filme, Before Night Falls, baseado na vida do escritor cubano Reinaldo Arenas, o Grande Prémio do Júri e a Coppa Volpi para melhor actor (Javier Bardem).

O Escafandro e a Borboleta (2007), um dos seus filmes mais aclamados, foi nomeado para quatro Óscares, e valeu-lhe o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes e os prémios de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Realizador nos Globos de Ouro. Em 2010 realizou Miral, filme vencedor dos prémios UNESCO e UNICEF no Festival de Veneza, e exibido na Assembleia-Geral das Nações Unidas.


PRESENÇAS DO ARTISTA NO FESTIVAL

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA
18 de Novembro, 16h15
Cinema Medeia Monumental

JULIAN SCHNABEL: A PRIVATE PORTRAIT
18 de Novembro, 18h30
Cinema Medeia Monumental


Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.