Nasceu em Paris em 1961. Fez os seus estudos musicais em Piano, Canto e Composição na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional de 1969 a 1980.
É desde 1985 licenciado em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa. Frequentou diversos cursos internacionais e Workshops em Canto (com Max Van Egmond e Montserrat Figueras), Música Antiga (Jordi Savall), Composição e Improvisação (Constança Capdeville, Steve Lacy, Richard Teitelbaum) e Direcção Coral (Francisco d' Orey, Josep Prats e Erwin List).


Desde 1981 que dirige diversos grupos corais e instrumentais. É professor de música na Escola de Dança do Conservatório Nacional e tem orientado diversos workshops e seminários de Técnica Vocal, Direcção Coral e Animação Musical. Da sua actividade como Compositor destaca-se o trabalho de instalação musical, com obras pensadas para espaços concretos - "site specific works" - : Mãe D' Água /92*; Convento dos Cardaes* e Galeria Palmira Suzo/93*; Patriarcal/94* (encomenda "7ª Colina/Lisboa 94") e Simposium Multimedia Açores/95 - utilizando tecnologias electroacústicas e/ou interactivas e de espacialização do som.


Tem igualmente composto para Teatro, Cinema e Dança. No domínio exclusivamente acústico/Concerto (ao vivo) compôs e apresentou uma Cantata para três solistas, Coro e Ensemble Instrumental, com libreto de Luísa Costa Gomes, nos Encontros ACARTE - Fundação Calouste Gulbenkian (1996).
* Instalações conjuntas com Instalações Plásticas de Sérgio Taborda


Luís Bragança Gil estará presente no LEFFEST, quinta dia 22, às 17:15, no Cinema Medeia Monumental, para apresentar o filme Peregrinação.