Stephen Kovacevich nasceu em Los Angeles e estreou-se como pianista aos 11 anos de idade. Aos 18 anos mudou-se para Inglaterra para estudar com Myra Hess. Percorreu já uma longa e distinta carreira como pianista, sendo particularmente reconhecido pelas suas interpretações das obras de Beethoven, Brahms, Mozart e Schubert.
Stephen Kovacevich grava em exclusivo para a EMI International. As suas gravações da sonatas de Beethoven, op. 53, 78 e 110 e op. 13, 14 e 22 foram nomeadas na categoria de música instrumental dos prémios Gramophone de 1994 e 1999, respectivamente. Stephen Kovacevich gravou os dois concertos para piano de Brahms, com a Orquestra Filarmónica de Londres e Wolfgang Sawallisch. A gravação do Concerto nº 1 foi nomeada para um Grammy, em 1993, ano em que lhe foram atribuídos os prémios Gramophone e Stereo Review Record of the Year e a gravação do Concerto nº 2 de Brahms foi contemplada com o Diapason D’Or. As suas interpretações encontram-se também representadas em dois discos pertencentes à série Grandes Pianistas do Século XX. Stephen Kovacevich gravou, ao longo dos anos, as 32 Sonatas para Piano de Beethoven.


Em concerto, as apresentações internacionais de Stephen Kovacevich incluíram colaborações com a Orquestra Filarmónica de Londres, a Royal Philharmonic, a Filarmónica de Los Angeles, a Filarmónica de Israel, as Sinfónicas de Boston, Pittsburgh e Houston, a Orquestra Sinfónica da Cidade de Birmingham, a Orquestra de Rádio Finlandesa, a Orquestra de Rádio Sueca, a Sinfónica de Monreal e a Orquestra de Câmara de St. Paul. Interpretou os cinco Concertos para Piano de Beethoven no âmbito de um ciclo com a Orquestra de Câmara Escocesa e o maestro Joseph Swensen, no Outono de 2003. Actuou em concerto com as Orquestras Sinfónicas de de Atlanta, Sidney, Melbourne e da BBC de Londres. Em recital, os seus compromissos incluem actuações na América do Norte, no Japão, na Austrália e na Europa. Para além do seu trabalho a solo, Stephen Kovacevich é também maestro e dirige com frequência a partir do piano. Dirigiu os London Mozart Players, a Royal Liverpool Philharmonic e a Sinfónica de Vancouver. Os parceiros de Stephen Kovacevich, no domínio da música de câmara, incluem Steven Isserlis, Lynn Harrell, Gautier Capuçon, Renaud Capuçon, Kyung-Wha Chung, Truls Mørk, Emmanuel Pahud e Anna Larsson.


PRESENÇA DO PIANISTA NO FESTIVAL


STEPHEN KOVACEVICH
20 de Novembro, 21h30
Palácio Nacional de Queluz