Lisbon & Estoril Film Festival

Filmes

Retrospectivas - JOSÉ VIEIRA

Ficha técnica:

Realizador: José Vieira
Argumento: José Vieira
Fotografia: Nicolas Thibault
Produtora: La Huit, Animais,  Les Films de la Mémoire, RTBF Bruxelles, RTP, Téléssonne

A Fotografia Rasgada

Um filme de José Vieira

Voltar
Nos anos sessenta, quem recorria a um passador para emigrar clandestinamente conhecia o código da fotografia rasgada. O passador guardava metade da fotografia de quem emigrava e a outra levava-a o emigrante que, uma vez chegado ao destino, a remetia à família, em sinal de que chegara bem e que poderia ser concluído o pagamento pela sua “passagem”. Partindo da sua experiência como emigrante e das memórias de muitos portugueses que partiram para França “a salto”, José Vieira traça um retrato amargo da história recente de Portugal.
  • Título original:

    La Photo Déchirée, Chronique d'une Émigration Clandestine
  • País:

    França
  • Ano:

    2002
  • 53'

Ficha técnica:

Realizador: José Vieira
Argumento: José Vieira
Fotografia: Nicolas Thibault
Produtora: La Huit, Animais,  Les Films de la Mémoire, RTBF Bruxelles, RTP, Téléssonne

Horários

Cinema Medeia Monumental Sala 3

Realizador

José Vieira

Nascido em Oliveira de Frades, José Vieira parte para França em 1965, com sete anos de idade. A partir de 1985, impulsionado pelas transformações políticas em Portugal e pela pertença a movimentos de solidariedade com os imigrantes, realiza cerca de trinta documentários para a France 2, France 3, Cinquième e Arte, traçando o retrato da imigração em França com base na sua experiência pessoal e nas histórias individuais que foi conhecendo.

As enormes dificuldades sentidas pelos imigrantes portugueses - a vida nos bairros de lata, as burlas dos empregadores, a discriminação e o desprezo de que foram alvo - motivaram José Vieira a reconstituir uma memória colectiva e uma história comum a todas aquelas pessoas, independentemente da sua origem, explicando os motivos que as levaram a sair do seu país e a lutar por uma vida melhor.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.