Lisbon & Estoril Film Festival

Filmes

Selecção Oficial - Em Competição

Ficha técnica:

Realizador: Nelson Carlo De Los Santos
Argumento: Nelson Carlo De Los Santos
Fotografia: Roman Kasseroller
Produtora: Guasabara Cine, Nabis Filmgroup, Pandora Filmproduktion

Cocote

Um filme de Nelson Carlo de Los Santos Arias

Voltar
Alberto, um jardineiro evangélico, regressa à sua terra natal para o funeral do pai, que foi assassinado por um homem poderoso da região. Para chorar a sua morte, é forçado a participar em ritos religiosos que são contrários às suas crenças e à sua vontade.
  • Elenco:

    Vicente Santos, Judith Rodríguez, Yuberbi de la Rosa, Pedro Sierra, Isabel Spencer, José Miguel Fernandez
  • Título original:

    Cocote
  • País:

    República Dominicana, Argentina, Alemanha
  • Ano:

    2017
  • 106'

Ficha técnica:

Realizador: Nelson Carlo De Los Santos
Argumento: Nelson Carlo De Los Santos
Fotografia: Roman Kasseroller
Produtora: Guasabara Cine, Nabis Filmgroup, Pandora Filmproduktion

Horários

Centro Cultural Olga Cadaval Auditório Jorge Sampaio

Com a presença de Nelson Carlo de los Santos Arias
Legendado em Português e Inglês
COMPRAR

Cinema Medeia Monumental Sala 1

Com a presença de Nelson Carlo de los Santos Arias
Legendado em Português e Inglês
COMPRAR

Cinema Medeia Monumental Sala 1

Vencedor Prémio Especial do Júri "João Bénard da Costa"
COMPRAR

Realizador

Nelson Carlo de Los Santos Arias

Nasceu em Santo Domingo, 1985. Estudou cinema em Buenos Aires e mais tarde no Edinburgh College of Art, onde começou a realizar obras experimentais. Concluiu o Mestrado em Cinema e Vídeo no California Institute of the Arts. Durante esse período, realizou um documentário observacional que foi exibido em vários festivais nos Estados Unidos, Europa e América Latina, incluindo o festival Tropical Uncanny no Guggenheim de Nova Iorque. A sua tese, uma longa-metragem ensaística - Santa Teresa y otras historias (2015), teve a sua estreia mundial no FID Marseille, onde ganhou o prémio Georges de Beauregard, e foi depois seleccionada para os festivais  de Toronto, Nova Iorque, para a Viennale e para o festival Mar del Plata, onde venceu o prémio de Melhor Filme Latino-americano e também o prémio First Film no Cinema Tropical Award 2016.

Comentário do realizador

Sempre me interessei pelas origens da violência no meu país - uma violência estranha, que é quase silenciosa, sempre à espreita. Para falar de violência, para falar sobre um crime, é impossível não mencionar a moralidade. Eu sinto a necessidade de perguntar quais são hoje em dia as fontes de moralidade? Qual o ponto de partida para a constituição da moralidade? Com que é que nos confrontamos todos os dias?

Para encarar um país cuja maioria tem lutado para se construir através das ciências sociais como a antropologia e a sociologia, entre outras, considero necessário explorar as fontes dos valores que estão actualmente a guiar a minha sociedade através da análise das nossas religiões - instituições fundamentais na produção de moralidade e valores que estão sempre em conflito uns com os outros e com eles próprios. Cocote torna-se numa plataforma para o confronto destes sistemas de fé e a sua tentativa de se defenderem, com a expectativa de que as respostas surgirão.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.