Lisbon & Estoril Film Festival

Filmes

Ciclos Temáticos - O Desejo Chamado Utopia

Ficha técnica:

Realizador: José Val del Omar
Argumento: José Val del Omar
Produtora: Hermic Films

FUEGO EN CASTILLA (Tactilvisión del Páramo del Espanto)

Um filme de José Val del Omar

Voltar
Segunda parte de Tríptico Elemental, trilogia espanhola.
Com este trio de filmes, o cineasta pretende ir além do estatuto puro da imagem documental. Val del Omar propõe uma exploração mística do seu país natal através de três regiões diferentes: Andaluzia, Castela e Galiza. O cineasta inspira-se nas tradições artísticas do seu país, incorporando a sua cultura e história da arte.

Fuego en Castilla é um ensaio sonâmbulo de TactilVisión (um original sistema de iluminação por impulsos criado pelo próprio realizador) sobre as esculturas religiosas do francês Juan de Juni e do espanhol Alonso de Berruguete, num cinema que vai de Ocidente a Oriente, da fuga ao êxtase.
  • Título original:

    Fuego En Castilla
  • País:

    Espanha
  • Ano:

    1960
  • 18' Legendas: Inglês

Ficha técnica:

Realizador: José Val del Omar
Argumento: José Val del Omar
Produtora: Hermic Films

Horários

Cinema Medeia Monumental Sala 3

Os três filmes em exibição nesta sessão fazem parte da série: "Tríptico Elemental de España" de José Val del Omar.

Realizador

José Val del Omar

Cineasta, inventor, poeta, artista gráfico, entre outras coisas, José Val del Omar (Granada, 1904 - Madrid, 1982) é considerado no meio cinematográfico como um criador maldito, um excêntrico no contexto do cinema espanhol, que não favorecia a experimentação. Com o tempo, o cineasta foi-se tornando uma figura de culto. Val del Omar dedicou-se sobretudo à exploração tecnológica, tanto em aspectos relativos ao cinema como aos desafios do seu tempo. O cineasta queria um cinema total. Val del Omar inventou uma lente de ângulo variável para que a câmara imitasse a versatilidade fisiológica do olho humano; por outras palavras, inventou o zoom antes de os alemães da Zoomar o terem popularizado. Val del Omar queria até integrar cheiros e sabores no cinema e, nesse sentido, foi um pioneiro da realidade virtual.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.