Lisbon & Estoril Film Festival

Arquivos

Edição 2015

Júri

Selecção Oficial

Pedro Gadanho - Arquitecto

Pedro Gadanho

Voltar
Pedro Gadanho (1968) é arquitecto, curador e escritor. É autor do blogue Shrapnel Contemporary, onde expõe as suas visões inovadoras das cidades e de como estas podem ser melhoradas. Com um percurso variado pela cultura contemporânea – arquitectura, design, artes visuais –, tem desenvolvido actividades que vão do projecto de arquitectura, ao comissariado de exposições, à edição e à actividade docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde leccionou entre 2000 e 2003.
Foi editor chefe da série de livros BEYOND, Short-stories on the Post-Comtemporary, da Sun Publishers de Amesterdão. Organizou uma mesa-redonda na Bienal de Arquitectura de Veneza 08 e, em 2010, integrou o Advisory Panel para o pavilhão britânico do certame. Foi co-organizador da 1.ª Conferência Internacional de Arquitectura e Ficção, intitulada Once Upon a Place. Publicou em 2011, na editora Dafne, o livro Arquitectura em Público, sobre a mediatização da arquitectura, que lhe valeu o prémio FAD, um dos mais importantes galardões de arquitectura da Península Ibérica, na categoria de Pensamento e Crítica.
Como curador, organizou as exposições Space Invaders, para o British Council de Londres, e Pancho Guedes, An Alternative Modernist, para o Museu de Arquitectura Suíço, em Basileia, entre muitas outras. Em 2012, Pedro Gadanho foi apontado como Curador de Arquitectura Contemporânea no MoMA (Museum of Modern Art), em Nova Iorque. Esteve envolvido no projecto YAP (Young Architects Program), uma plataforma que visa descobrir novos arquitectos e desenvolver novas ideias, através de instalações em museus em Nova Iorque, Roma, Instambul e Santiago do Chile.
Depois dessa valiosa experiência internacional, num dos mais conceituados museus do mundo, a Fundação EDP convidou-o para dirigir o novo Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa. Considerando este desafio mais excitante do que o que tinha em Nova Iorque, Pedro Gadanho aceitou regressar ao seu país e assumir o cargo.

Restantes Elementos do Júri

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.