Lisbon & Estoril Film Festival

Júri

Olga Roriz - Realizadora

Olga Roriz

Voltar
Natural de Viana do Castelo teve como formação artística na área da dança o curso da Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos com Ana Ivanova e o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.

De 1976 a 1992 integrou o elenco do Ballet Gulbenkian sob a direção de Jorge Salavisa, onde foi primeira bailarina e coreógrafa principal. Trabalhou com coreógrafos de renome como: Alvin Nokolais, Jiri Kylián, Louis Falco, Hans Van Manen, Vasco Wellemkamp, Karine Saporta, Lar Lubovitch, Peter Sparling, Elisa Monte e Christopher Bruce. Em Maio de 1992 assumiu a direção artística da Companhia de Dança de Lisboa.

Em Fevereiro de 1995 fundou a Companhia Olga Roriz, da qual é directora e coreógrafa. O seu reportório na área da dança, teatro e vídeo é constituído por mais de 90 obras, onde se destacam as peças Treze Gestos de um Corpo, Isolda, Casta Diva, Pedro e Inês, Propriedade Privada, Electra, Pets, A Cidade, A Sagração da Primavera. Desde 1982 Olga Roriz é distinguida com relevantes prémios nacionais e estrangeiros.

Entre eles destacam-se o 1º Prémio do Concurso de Dança de Osaka, Japão (1988), Condecoração com a insígnia da Ordem do Infante D. Henrique – Grande Oficial pelo Presidente da República (2004), Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores e Milleniumbcp (2008), Prémio da Latinidade (2012) entre outros, igualmente relevantes.

Restantes Elementos do Júri

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.