Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

JONATHAN DEMME: Um cinema com “something wild”

O cineasta, produtor e argumentista americano Jonathan Demme, deixou-nos hoje. O seu cinema foi sempre marcado por uma grande liberdade, um something wild que lhe permitia abordar diversos géneros, escamotear rótulos e circular entre o ‘mainstream’ e o cinema independente. Foi convidado do Lisbon & Sintra Film Festival em 2015, que o homenageou e exibiu uma retrospectiva composta por 19 dos seus filmes.

CINDY SHERMAN: "Once Upon a Time, 1981–2011" na Mnuchin Gallery em Nova Iorque

A influente fotógrafa e realizadora americana Cindy Sherman, convidada e membro do Júri da Selecção Oficial do Lisbon & Sintra Film Festival em 2009, apresenta a exposição Once Upon a Time, 1981–2011 no espaço íntimo de uma galeria, a Mnuchin Gallery, em Nova Iorque.

“The Cleaner”: primeira grande retrospectiva na Europa da obra de MARINA ABRAMOVIĆ

Depois do lançamento, em Outubro passado, do seu livro de memórias, Walk Through Walls, a artista Marina Abramović, referência fundamental da performance, a quem o LEFFEST’12 dedicou uma das rubricas CinemArt, apresenta The Cleaner, um olhar retrospectivo sobre 50 anos de trabalho, que inclui um núcleo de obras iniciais nunca antes mostradas.

Retrospectiva completa de JAMES GRAY no Metrograph em Nova Iorque

O Metrograph (cinema independente novaiorquino situado no nº 7 da Ludlow Street) dedica, de 12 a 15 de Abril, uma retrospectiva completa à obra do cineasta americano James Gray, um dos mais excelsos cultores contemporâneos de um cinema de recorte clássico, convidado do Lisbon & Sintra Film Festival’13, que o homenageou, tendo exibido todos os seus filmes até A Emigrante, que estreou nesse ano.

JERZY SKOLIMOWSKI: Retrospectiva na Cinemateca de Toulouse

A Cinemateca de Toulouse dedica, entre 11 de Abril e 4 de Maio, uma retrospectiva à obra do cineasta polaco Jerzy Skolimowski, convidado do Lisbon & Sintra Film Festival em 2008, 2015 (onde 11 minutos, o seu mais recente filme, venceu o Prémio de Melhor Filme) e 2016, do qual foi membro do Júri da Selecção Oficial Competitiva.

VHILS: Primeira criação de palco, “PERIFÉRICO”

Periférico (a apresentar a 7 e 8 de Abril no Pequeno Auditório do CCB) é a primeira criação de palco de Alexandre Farto / Vhils, artista associado à arte urbana, convidado do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival na edição de 2013, para a qual concebeu propositadamente uma exposição original.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.