Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

DFS: Um espectáculo de dança de Cecilia Bengolea e François Chaignaud

Voltar
O LEFFEST ‘17 irá apresentar DFS, um espectáculo da companhia de dança Vlovajob Pru, estreado em Genebra no festival La Bâtie, em 2016.

Fascinada pela complexidade rítmica do dancehall jamaicano, a coreógrafa, dançarina e performer argentina Cecilia Bengolea explora esta cultura musical e coreográfica nascida na Jamaica na década de sessenta, e que é também uma forma de resistência ao poder e de denúncia das ideologias opressivas.

Numa das suas viagens frequentes à Jamaica, Cecilia Bengolea conheceu duas estrelas deste estilo de dança, Damion (BG Dancers) e Giddy (Elite Team), jovens de enorme engenho que procuram sobreviver através da auto-expressão. O que daí resulta é uma dança combativa e desafiadora, técnica e rítmica. Para este projecto, Bengolea integrou-se num grupo de dançarinos composto por gangsters provenientes de Kingston, o VerbNation, aprendeu as suas danças, e desenvolveu uma linguagem coreográfica entre a narrativa e a abstracção.

Por sua vez, François Chaignaud, inspirado pelo sonho de cantar e dançar em simultâneo, abraçou o estudo do campo polifónico georgiano, cuja dificuldade técnica no que respeita à precisão, sincronismo e projecção vocal constitui um desafio para a criação de um espectáculo ao mesmo tempo musical, vocal, visual e cinético.

Concepção e coreografia: Cecilia Bengolea, François Chaignaud 
Colaboração coreográfica: Damion BG Dancerz, Joan Mendy
Performers: Cecilia Bengolea, Cassie Dancer, Damion BG Dancerz, François Chaignaud, Valeria Lanzara, Joan Mendy, Erika Miyauchi, Shihya Peng
Direcção técnica, design de luz e colaboração dramatúrgica: Jean-Marc Segalen
Instrutores vocais: Cécile Banquey, Baptiste Chopin, Alix Debaecker, Eugénie de Mey, Marie Picaut, Celia Stroom
Vídeo: Giddy Elite Team
Design de som: Clément Bernerd
Figurinos – Concepção: Cecilia Bengolea, François Chaignaud – Manufactura: Méryl Coster, Florence Demingeon, France Lorenzi 
Administração e produção: Barbara Coffy, Jeanne Lefèvre, Céline Peychet
Difusão: Sarah De Ganck – Art Happens
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.