Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

INSTANT STORIES: As Polaróides de WIM WENDERS em exposição e livro

Voltar
Instant Stories, uma exposição patente na Photographers’ Gallery em Londres até 11 de Fevereiro, e um livro a lançar a 19 do mesmo mês pela Schirmer Mosel, contam a história do fascínio de Wim Wenders pelas fotografias Polaroid.

A relação de Wenders, convidado do LEFFEST em 2015, com a fotografia foi sempre primordial e singular. Entre 1960 e 1980, as polaróides assumiram um significado especial para o cineasta alemão. Verdadeiros objectos de desejo, no sentido de serem cópias únicas e instantâneas, as polaróides foram para Wenders tanto peças num diário visual como um instrumento de trabalho e um modo de olhar o mundo. Por essa altura, essa relação intensa invadia o seu cinema e as suas personagens, como por exemplo o Philip Winter [Rüdiger Vogler] de Alice nas Cidades ou o Tom Ripley [Dennis Hopper] de O Amigo Americano. Cerca de 400 das mais de 3000 polaróides desse período, guardadas por Wim Wenders, compõem tanto a exposição como o livro.

"As Polaróides eram únicas! Em determinada altura, eram vistas como ficção científica, hoje pertencem ao passado. Elas ocupam um lugar muito especial na minha relação entre imagética e fotografia." 

O LEFFEST’15 prestou homenagem a Wim Wenders com uma exposição fotográfica inédita intitulada À Luz do Dia até os Sons Brilham – Wim Wenders à descoberta de Portugal e uma retrospectiva dos seus filmes.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.