Apoios

O Fantástico Wes Anderson

A nova animação de Wes Anderson, Isle of Dogs, será o filme de abertura do Festival de Cinema de Berlim, no dia 15 de Fevereiro. É o regresso de Anderson àquele festival, onde recebeu o Grande Prémio do Júri em 2012, com Grand Budapest Hotel.

Jonathan Demme – Uma Dedicatória

Jonathan Demme, a quem o LEFFEST dedicou uma retrospectiva na edição de 2015, para além da grande e eclética obra que nos deixou, sempre foi um grande entusiasta do cinema dos outros, de que falava de forma sempre apaixonada. P.T. Anderson, que o admirava (e era uma admiração recíproca) dedica-lhe o seu último filme, Linha Fantasma.

J.M. Coetzee. Leitura no LEFFEST

J.M. Coetzee, Prémio Nobel da Literatura, publicará no início de Março Siete cuentos morales (que sairá primeiro numa edição espanhola, pela El Hilo de Ariadna). O escritor, que participou por diversas vezes no LEFFEST, partilhou na edição de 2011 uma inesquecível sessão de leituras com Don DeLillo, Siri Hustvedt e Paul Auster, no ‘Amphiteatro de Chimica da Escola Politécnica’, completamente cheio.

AMERICAN UTOPIA: O novo álbum de DAVID BYRNE em Março

David Byrne, convidado da edição de 2009 do LEFFEST e membro do respectivo Júri da Selecção Oficial, edita a 9 de Março o seu primeiro álbum a solo em 14 anos, American Utopia.

ROOM TO DREAM: Livro de memórias de DAVID LYNCH a lançar em Junho

David Lynch, que foi convidado da edição inaugural do LEFFEST em 2007, edita em Junho pela Random House o seu muito esperado livro de memórias, Room to Dream: A Life in Art.

LATE ESSAYS: J.M. COETZEE como crítico literário

O escritor sul-africano J.M. Coetzee, Nobel da Literatura em 2003 e convidado do LEFFEST em três edições, reuniu em Late Essays: 2006 – 2017 o seu trabalho no campo da crítica literária dos últimos onze anos.

FILMES PREMIADOS DO LEFFEST'17

O final do festival é marcado pela entrega de prémios aos filmes vencedores desta edição do Lisbon & Sintra Film Festival.

Sobre o LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival

Desde 2007, o LEFFEST tem vindo a afirmar-se como um dos maiores eventos culturais em Portugal. Na sua 11ª edição, que se realizará entre 17 e 26 de Novembro de 2017, o festival prepara-se para voltar a reunir o que de melhor se faz no mundo da 7ª arte. Com uma programação exigente e escolhida a dedo por quem vive e respira cinema, o LEFFEST 2017 coloca Lisboa e a Sintra em pleno circuito dos grandes festivais do mundo.
Temos imenso orgulho no nosso passado, mas apostamos claramente no futuro, num programa de qualidade e sempre inovador.

E à 11ª edição, que se irá realizar de 17 a 26 de Novembro de 2017, o LEFFEST prepara-se para reunir, de novo, o que de melhor se faz no mundo da Sétima Arte. Mas não só.

O Festival aposta, como sempre apostou, na interligação de propostas culturais diversas - do cinema à literatura, passando pela música e pelas artes plásticas - e afirma-se enquanto lugar propício à reflexão e discussão dos temas que marcam a actualidade.

Mais do que uma mostra de filmes, o LEFFEST quer dar ao espectador a possibilidade de confrontar ideias, ter voz activa, participando das experiências de vida e reflexões de cineastas, pensadores e artistas. Experiências e reflexão que o LEFFEST propõe no grande écran - através de uma programação diversificada que abrange as melhores produções cinematográficas, consagradas e emergentes - e ao vivo, nas várias manifestações artísticas, masterclasses, debates e simpósios programados a cada edição.

O Festival garante a melhor selecção de filmes em competição, a projecção de autores fundamentais na história do cinema e de jovens cineastas emergentes.

O LEFFEST inova mas mantém o que o define: descobre novos talentos, homenageia as personalidades marcantes através de retrospectivas ou mostras integrais e dá voz aos cineastas raros, os que mantiveram a sua produção incólume às pressões da indústria cinematográficas; expõe criações de artistas cuja obra está marcadamente associada ao cinema; abre novos caminhos e públicos à produção cinematográfica portuguesa.

Em 2017 o LEFFEST contará, como desde a sua primeira edição, com a presença de estrelas internacionais - nomes célebres no actual panorama do cinema, das artes, da literatura, da música, do pensamento - que irão partilhar o seu conhecimento e experiências com o público, através de conferências, masterclasses, workshops, performances, debates, exposições e espectáculos.

Com uma programação exigente e criteriosamente escolhida por quem vive e respira cinema, o LEFFEST 2017 coloca Lisboa, Sintra e o país em pleno circuito dos grandes festivais do mundo.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.