Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

LATE ESSAYS: J.M. COETZEE como crítico literário

Voltar
O escritor sul-africano J.M. Coetzee, Nobel da Literatura em 2003 e convidado do LEFFEST em três edições, reuniu em Late Essays: 2006 – 2017 o seu trabalho no campo da crítica literária dos últimos onze anos.

Dos 23 ensaios incluídos, nove foram anteriormente publicados em algum tipo de versão na New York Review of Books (salientando-se uma brilhante análise a Némesis de Philip Roth) e outros nove são introduções a livros escolhidos por Coetzee para figurar na sua biblioteca pessoal, obras que tiveram um papel, maior ou menor, na minha própria formação como escritor, como o próprio refere. Dessa selecção pessoal fazem parte introduções a Madame Bovary de Flaubert, A Letra Escarlate de Hawthorne, O Ajudante de Robert Walser, Watt de Samuel Beckett e A Marquesa de O de Heinrich von Kleist.

Em 2008 e 2011, J.M. Coetzee foi membro do Júri da Selecção Oficial do LEFFEST e em 2013 integrou o Júri da Competição de Curtas-Metragens do Encontro de Escolas de Cinema Europeias. Em 2011 partilhou um admirável painel de leitura com Paul Auster, Don DeLillo e Siri Hustvedt, e em 2013 novamente com Paul Auster.

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.