Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

LAURIE ANDERSON: disco e livro novos em Fevereiro de 2018

Voltar
Laurie Anderson, convidada de várias edições do LEFFEST, tem agendada para o próximo mês de Fevereiro a edição de dois novos trabalhos: um disco, Landfall, em colaboração com os Kronos Quartet, e um livro, All the Things I Lost in the Flood: Essays on Pictures, Language and Code.

Landfall, a publicar pela prestigiada editora Nonesuch Records a 16 de Fevereiro de 2018, foi inspirado pela vivência de Laurie Anderson do Furacão Sandy e marca o encontro entre dois dos mais influentes e pioneiros colossos criativos americanos, Anderson e o quarteto de cordas Kronos Quartet.

“Sempre me senti fascinada pela complexa relação entre palavras e música, seja em letras de canções, traduções simultâneas ou voice over. Em Landfall, os instrumentos iniciam a linguagem através de um novo software de texto, erst. A combinação entre a electrónica e as cordas é o som dominante de Landfall. Muita da música neste trabalho é gerada a partir das harmonias e delays de um software único desenhado para a viola solo e rearranjado para o quarteto”:palavras de Laurie Anderson sobre Landfall.

O livro All the Things I Lost in the Flood: Essays on Pictures, Language and Code será publicado pela editora Skira Rizzoli e resulta de um levantamento que, ao longo de dois anos, Laurie Anderson fez do seu extenso arquivo de quase 40 anos de trabalho. Esse processo levou-a a uma redescoberta de muitos dos seus projectos e instigou-a a escrever uma série de ensaios sobre o modo como a linguagem entrou no seu trabalho visual.

Em 2015, Laurie Anderson foi convidada do LEFFEST, que exibiu as suas duas longas-metragens, Heart of a Dog / Coração de Cão (2015), em antestreia portuguesa, e Home of the Brave (1986), com apresentação pela própria artista. Anderson já tinha estado no Festival em 2010, fazendo uma leitura de textos de Don DeLillo, e também em 2014, em que manteve uma longa conversa com o público, adiantando já pormenores sobre Coração de Cão.

[Laurie Anderson apresentando Home of the Brave no LEFFEST'15]
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.