Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Livro de ensaios de SIRI HUSTVEDT: “A Woman Looking at Men Looking at Women”

Voltar
A escritora norte-americana Siri Hustvedt, convidada do Lisbon & Estoril Film Festival em três edições, lançou, em Dezembro passado, um livro de ensaios, A Woman Looking at Men Looking at Women: Essays on Art, Sex and the Mind.

Estes ensaios, escritos entre 2011 e 2015, dividem-se em três partes: A Woman Looking at Men Looking at Women reúne textos sobre artistas e escritores (como Picasso e Susan Sontag) e sobre os preconceitos que afectam o julgamento da arte, da literatura e do mundo; The Delusions of Certainty reflecte sobre o tema mente/corpo e What Are We? Lectures on the Human Condition debruça-se sobre distúrbios neurológicos como a histeria e a sinestesia, partindo de investigações no campo da sociologia, neurobiologia, história, genética, estatística, psicologia e psiquiatria.

Romancista elogiada e premiada, Siri Hustvedt é considerada igualmente uma pensadora influente nos domínios da neurologia, feminismo, crítica de arte e filosofia. O seu trabalho estabelece pontes entre as disciplinas artísticas e científicas, conectando arte e ciência de um modo lúcido, vivo e inteligente, almejando melhor compreender a mente e o corpo humanos.

Hustvedt foi convidada e membro do Júri do LEFFEST em 2008, 2011 e 2013. Em 2011, deu uma masterclass, participou numa conversa com o público e numa sessão de leitura conjunta, com Don DeLillo, Paul Auster e J.M. Coetzee, tendo, em 2013, feito uma sessão de leitura individual.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.