Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

PIOTR ANDERSZEWSKI: Mozart, Schumann e o seu filme “Je m’appelle Varsovie” no novo disco “Fantaisies”

Voltar
No novo CD e DVD, Fantaisies, o pianista polaco Piotr Anderszewski interpreta Mozart e Schumann e lança o seu filme Je m’ appelle Varsovie, cuja estreia mundial ocorreu na edição de 2016 do Lisbon & Estoril Film Festival.

As interpretações de “Fantasia em Dó maior” e “Tema e Variações em Mi bemol maior” (vulgo, ‘Variações Fantasma’) de Schumann e “Fantasia” e “Sonata para Piano Nº 14” de Mozart acompanham o documentário Je m’appelle Varsovie, no qual Piotr Anderszewski passeia, de câmara na mão, pela sua cidade natal, confrontando-se com as ruínas e vestígios da história da capital polaca, em relação à qual confessa ter “um trauma”. No final de uma nota introdutória diz o seguinte: “Como em qualquer lugar, a vida continua, ainda que tenhamos cadáveres sob os pés. E há momentos em que os seus fantasmas se levantam”.  

No Lisbon & Estoril Film Festival’16, após a projecção de Je m’appelle Varsovie, Piotr Anderszewski deu um recital de piano, Impressions de Varsovie, interpretando peças de Chopin e Szymanowski e participou numa conversa com o cineasta Jerzy Skolimowski e a escritora Dorota Maslowska, seus compatriotas.  

Presença frequente e amiga, Anderszewski foi convidado do Festival em outras quatro edições. Em 2015, participou na soirée de homenagem a John Berger, na qual as leituras do escritor britânico e do actor português João Grosso foram intercaladas com as suas improvisações ao piano.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.