Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Sessão Especial simultânea: filme

Voltar
Será exibido o filme "Dovlatov", de Aleksey German Jr., inspirado na obra "O Ofício", agora em edição portuguesa, com a chancela Antígona.

A abertura da sessão estará a cargo de Júlio Henriques (prefaciador da obra) que fará uma breve digressão pela vida e personalidade do escritor russo, aproveitando a ocasião para apresentar o livro ao público. "Dovlatov não é só o escritor mais popular do último quarto de século na Rússia; é também o autor de algumas das melhores páginas que nos deu o século XX." (The Guardian)

"O OFÍCIO" (1985) — O árduo ofício de escrever, pelo qual Dovlatov lutou com unhas, dentes e uma Underwood — não é um livro, mas dois: «O Livro Invisível» e «O Jornal Invisível». O primeiro é a crónica das aventuras e desventuras de um escritor soviético — um certo Dovlatov — que tudo faz, sem êxito, para ser publicado no seu país. Das cedências que o autor recusa fazer às humilhações por ele vividas, dos tolos agentes do sistema aos editores teimosos que com ele se cruzam, é uma hilariante reflexão sobre a burocracia, a censura e a condição dos escritores em reinos da estupidez. O segundo narra a nova vida de Dovlatov nos Estados Unidos, onde, mal chegou, «como convém a um literato russo», preguiçou seis meses no sofá, e a tentativa não menos difícil de fundar um jornal para imigrantes como ele em Nova Iorque, o centro da liberdade e o umbigo do capitalismo. (Antígona, Editores refractários)

JÚLIO HENRIQUES (autobiografia):
É horticultor ortivo e criador de cavalos solazes. Gosta muito de fechar os olhos pra ver. É tradutor, publicista e editor, mais recentemente da revista Flauta de Luz. Dedica-se a uma arte exigente, o assobio planado, que se pratica através do apuramento de uma coisa rara, os tintos sem pesticidas.

  + info: http://www.leffest.com/filmes/dovlatov
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.