Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Simpósio Internacional: PODE A ARTE SER AINDA SUBVERSIVA?

Voltar
Com curadoria de Marie-Laure Bernadac e Bernard Marcadé, o simpósio, que decorrerá no Centro Cultural Olga Cadaval nos dias 24 e 25 de Novembro, contará com a participação de artistas, realizadores, filósofos, músicos e actores internacionais.


No prefácio a uma recente tradução sua da peça de Guillaume Apollinaire Les Mamelles de Tirésias, Drame surréaliste en deux actes et un prologue, Aníbal Fernandes escrevia:  “O espectador actual dificilmente cede, por razões de rejeição estética, à indignação violenta e colectiva. Reprova em silêncio, encena a sua indiferença, vive desde há muito tempo confrontado com inovações, provocações, evoluções, rupturas que todos os dias lhe desacalmam valores estabelecidos. Esta inquieta velocidade na arte, e toda a cultura que a tem como factor previsível, fazem hoje difíceis de compreender os momentos de agitação que a história regista como tentativas para derrubar o explorado e o esgotado, o que já só era tom e género em autores consagrados como uma instituição.”

E se os avanços na arte (todas as artes, o cinema incluído, naturalmente) se foram fazendo através de rupturas que desafiavam o instituído, através de uma radicalidade estética, política e sexual, não apenas "transgredindo a lei, mas levando-a com ela" (na expressão de Maurice Blanchot), num século pródigo de vanguardas como foi o século XX, o que pode trazer de novo a arte "nos dias de hoje, [em que] a humanidade já mal consegue sair da linha..." (Georges Bataille, As Lágrimas de Eros)? Será que a repetição do gesto vanguardista acabou por torná-lo também ele institucional, reforçando uma acomodação esteticista? (Peter Bürger)

Onde procurar ainda o espaço proibido, os sopros de rebeldia, "l'oeil à l'état sauvage" (Breton), que nos possam tirar desde tédio ensimesmado, desta espécie de indolência colectiva, desta indiferença crítica que nos tomou?      


Será acompanhado por um ciclo de filmes.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.