Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

SOIRÉE BECKETT: FILM, o filme de perseguição filosófico

Voltar
O recente trabalho de restauro de FILM, o único projecto fílmico de Samuel Beckett motivou a organização da “Soirée Beckett”, um evento que exibirá não só a cópia restaurada desta pequena jóia do encenador irlandês, como também NOTFILM (2015), um aprofundado filme-ensaio sobre FILM, e ainda o lançamento do livro de Tomás Maia, O Olho Divino - Beckett e o Cinema e uma conversa com a actriz Nicoletta Braschi.

Filmado em 1965, em colaboração com o encenador americano Alan Schneider, FILM é um filme de perseguição entre a câmara e a imagem, radicado na própria essência do cinema. Buster Keaton é o objecto perseguido, nunca revelando o seu rosto até à reviravolta final.  

Segundo Alan Schneider, trata-se de “um filme sobre o olho perceptivo, sobre o que é percepcionado e o que percepciona - dois aspectos do mesmo homem.”

“It’s a movie about the perceiving eye, about the perceived and the perceiver—two aspects of the same man,” NOTFILM decorre de um minucioso trabalho de investigação de Ross Lipman sobre a concepção e a produção de FILM e uma homenagem à carreira de Samuel Beckett e Buster Keaton.

“Enquanto a mudança do analógico para o digital transforma o “filme” em “nãofilme”, o ensaio de Lipman é o recordar daquilo que se perdeu, enquanto explora as contribuições de dois homens, Beckett e Keaton, que tentaram tirar o máximo de cada frame.”
Pamela Hutchinson

SOIRÉE BECKETTFILMNOTFILM
Lançamento do livro O OLHO DIVINO: BECKETT E O CINEMA de Tomás Maia
8 de Novembro às 19h30
Teatro da Trindade
Conversa com Nicoletta Braschi

Bilhetes disponíveis AQUI e no espaço das sessões.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.