Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

THE BEAUTIFUL SMILE: Reedição de livro fundamental de NAN GOLDIN

Voltar
The Beautiful Smile, originalmente publicado em 2007 por altura da atribuição do prestigiado Prémio Hasselblad a Nan Goldin e desde então indisponível, foi reeditado pela Steidl.

Nan Goldin, uma das mais relevantes artistas do nosso tempo, membro do Júri do LEFFEST em 2014, considera The Beautiful Smile o seu livro favorito. Toda a ética e estética do seu trabalho fotográfico de mais de 30 anos estão aí condensadas: a fotografia como memória, como preservação, como combate à inevitabilidade da perda.

Através de um cruzamento singular entre a fotografia de arte e a fotografia instantânea, entre o detalhe autobiográfico e uma tendência para a narrativa documental, Nan Goldin documentou, nas suas íntimas e influentes fotografias e slideshows, a vida nas margens da sociedade (incluindo a sua e a dos seus amigos), sobretudo num período (anos 70, 80 e 90) intensamente marcado pelo VIH e SIDA. A publicação deste livro-retrospectiva marca o fim de um capítulo na vida de Nan Goldin, que deixou a fotografia e passou a dedicar-se à pintura.

O LEFFEST’14 dedicou uma rubrica CinemArt ao trabalho de Goldin, exibindo cinco dos seus famosos slideshows: Fire Leap, Heartbeat, Scopophilia, The Ballad of Sexual Dependency e The Other Side.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.