Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

“The Cleaner”: primeira grande retrospectiva na Europa da obra de MARINA ABRAMOVIĆ

Voltar
Depois do lançamento, em Outubro passado, do seu livro de memórias, Walk Through Walls, a artista Marina Abramović, referência fundamental da performance, a quem o LEFFEST’12 dedicou uma das rubricas CinemArt, apresenta The Cleaner, um olhar retrospectivo sobre 50 anos de trabalho, que inclui um núcleo de obras iniciais nunca antes mostradas.

The Cleaner é a primeira grande retrospectiva na Europa de Abramović, exibindo mais de 120 trabalhos, incluindo várias das suas famosas performances sob a forma de filmes, instalações vídeo, cenografias e fotografias, de 1970 até hoje, trabalhos criados com o artista alemão Ulay, seu companheiro na arte e na vida entre 1976 – 1988, e finalmente um conjunto de obras do seu período inicial – pinturas, fotografias, composições sonoras e trabalhos em papel – exibidas pela primeira vez. The Cleaner é igualmente o título de um catálogo retrospectivo e de uma nova performance colectiva, em conjunção com a exposição, que solicita a participação activa dos seus espectadores.  

The Cleaner estreou no Museu de Arte Moderna de Estocolmo, o Moderna Museet, estendendo-se ainda até 21 de Maio, viajando depois para outros locais, como o Louisiana Museum of Modern Art na Dinamarca, entre 17 de Junho e 22 de Outubro.  

No Lisbon & Sintra Film Festival'12 foi exibido o filme de Giada Colagrande Bob Wilson’s Life & Death of Marina Abramović,  documentário sobre a ópera experimental de Bob Wilson baseada na vida de Abramović, seguido de conversa com a realizadora e o actor Willem Dafoe.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.