Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

“Voyage à Film City” de MELVIL POUPAUD: Diário de uma rodagem na China

Voltar
O actor, músico e realizador francês, Melvil Poupaud, convidado do Lisbon & Estoril Film Festival em duas edições, editou recentemente um segundo livro, Voyage à Film City, um diário de bordo da rodagem de um filme na China, no qual tem o principal papel masculino.

Depois de Quel est Mon noM? (o primeiro livro, de 2011), Poupaud desvenda, em Voyage à Film City, os bastidores da rodagem épica e plena de aventuras de The lady in the portrait de Charles de Meaux, em fase de pós-produção, ao mesmo tempo que reflecte sobre o seu métier de actor. Interpretando um jovem pintor jesuíta francês encarregue de fazer o retrato de uma das esposas do imperador Qianglong, Poupaud aprendeu foneticamente as suas réplicas em mandarim e filmou nos grandes estúdios de Pequim, onde foi recriada a China do século XVIII.  

O livro reúne os seus escritos, reflexões, notas, fotografias e desenhos, alguns dos quais já tinham figurado num diário virtual que Poupaud partilhou com os leitores do site LesInrocks. Para além de ser um retrato de uma rodagem, é sobretudo um retrato íntimo de um actor face ao significado do seu trabalho.  

Melvil Poupaud estreou-se no cinema aos dez anos em A Cidade dos Piratas de Raúl Ruiz (1983), tendo estabelecido com o Mestre chileno uma relação de trabalho que se estendeu por mais dez filmes. Nas edições de 2010 e 2012 do LEFFEST, Poupaud esteve presente nas antestreias dos derradeiros filmes de Ruiz, Os Mistérios de Lisboa e de As Linhas de Wellington, respectivamente. 

Ainda na edição de 2010, Melvil Poupaud apresentou o seu projecto musical YaYa’s, num concerto no Living Room e participou no desfile de moda de John Malkovich. Em 2012, Poupaud foi galardoado com o Prémio de Melhor Interpretação do LEFFEST pelo seu desempenho em Laurence Anyways de Xavier Dolan. Nessa edição, foram exibidas em sessões especiais três das curtas metragens que realizou, Le Cinéma, Quelque Chose e Qui est-tu Johnny Mac?, sobre as quais participou numa conversa.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.