Lisbon & Estoril Film Festival

Secções

Encontro Internacional de Escolas de Cinema

COMPETIÇÃO DE CURTAS-METRAGENS

Voltar
O Encontro Internacional de Escolas de Cinema tem lugar, anualmente, no âmbito do Lisbon & Sintra Film Festival e revela-se como uma das secções mais importantes do evento, permitindo a descoberta de novos criadores e a discussão das diferentes visões e formas de ensino nesta área. Contando com a presença de alunos e professores das maiores escolas de cinema do mundo, cada escola apresenta, em sessões abertas ao público, os seus filmes mais representativos. Segue-se a discussão e avaliação por um júri internacional composto por grandes personalidades do cinema e das artes, e responsável pela atribuição do Prémio de Melhor Curta-Metragem.

Escolas convidadas desta edição

La Fémis é uma prestigiada escola de cinema francesa. Não só muitos dos realizadores que se formaram nesta instituição são hoje internacionalmente reconhecidos, como Alain Resnais, Theo Angelopoulos, o português Paulo Rocha, François Ozon, André Téchiné, Claire Denis, Andrzej Żuławski ou Arnaud Desplechin, como vieram mais tarde a vencer, diversas vezes, os prémios principais dos festivais de Cannes, Veneza e Berlim. 

VGIK (Universidade Estatal Russa de Cinematografia) é a mais antiga escola de cinema do mundo, fundada em 1919, onde leccionaram alguns dos maiores nomes do cinema russo, entre os quais Sergei Eisenstein, Alexander Dovzhenko e Vsevolod Pudovkin. Aí se formaram grandes realizadores como Andrei Tarkovsky, Otar Iosseliani, Sergei Parajanov, Larisa Shepitko, Andrei Konchalovsky, Nikita Mikhalkov, Sergei Loznitsa, Marlen Khutsiev e Elem Klimov. 

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias é uma instituição de referência nos domínios de formação cinematográfica  e audiovisual. Nesta área, além das Licenciaturas em Cinema e Vídeo e Comunicação Multimédia, o Departamento de Cinema e Artes dos Media integra ainda os Mestrados em Estudos Cinematográficos e em realização de Documentário (Mestrado Erasmus Mundus - "Docnomads"), "Kino Eyes - The European Movie Masters" (Mestrado Erasmus Mundus) em consórcio com a Edinburgh Napier University e com a Baltic Film School, integralmente financiado pela Comissão Europeia

Escolas participantes: 

Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal 
IAD - Institut des Arts de Diffusion, Bélgica 
UBI - Universidade da Beira Interior, Portugal 
Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha - Instituto Politécnico de Leiria
, Portugal 
Escola Superior Artística do Porto, Portugal 
Centro Sperimentale di Cinematografia, Itália 
The Polish National Film Television And Theater, LODZ, Polónia
ECAM - Escuela de Cinematografía y del Audiovisual de la Comunidad de Madrid, Espanha 
Institut National Supérieur Des Arts Du Spectacle, Bélgica 
National Film School at IADT, Irlanda
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes, Portugal

Júri desta Secção

Filmes - COMPETIÇÃO DE CURTAS-METRAGENS

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.