Lisbon & Estoril Film Festival

Arquivos

Edição 2016

Convidados

Pascal Bonitzer - Realizador

Pascal Bonitzer

Voltar
Argumentista, realizador, escritor e ensaísta, Pascal Bonitzer (Paris, 1946) começa a sua carreira como crítico de cinema nos Cahiers du Cinéma. Dedica-se ainda à escrita de argumentos a partir dos anos 70, e destacam-se as suas colaborações com Jacques Rivette, André Téchiné e Raoul Ruiz.

Em 1986, torna-se director do departamento de Argumento da famosa escola de cinema francesa, La Fémis. Foi também professor de cinema na Université Paris III (Censier). Em 1996, Bonitzer estreia-se como realizador, com Encore, galardoado com o prémio Jean Vigo. Em 1998, recebe o prémio Henri-Jeanson da Sociedade francesa de Autores e Compositores Dramáticos (SACD).Seguem-se Rien sur Robert (1999), Pequenos Golpes (2003), nomeado para o Urso de Ouro no Festival de Berlim, e Je Pense à Vous (2006), três comédias dramáticas construídas em torno de uma série de acontecimentos inesperados e que abordam as relações problemáticas dos seus protagonistas masculinos com as mulheres. Assina depois Le grand alibi (2008), uma adaptação de um romance de Agatha Christie e Cherchez Hortense (2012).

Já em em 2016, Bonitzer co-escreve, com Agnès de Sacy e realiza Tout de Suite Maintenant e publica La Vision Partielle: Écrits sur le Cinéma, uma recolha dos seus textos publicados nos quinze anos em que colaborou com os Cahiers du Cinéma.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.