Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

Alicia Vikander - Actriz, Produtora e Dançarina

Alicia Vikander

Voltar
O público reparou nela em A Rapariga Dinamarquesa, de Tom Hooper, como a mulher que apoia incondicionalmente o seu marido (Eddie Redmayne) quando este afirma a sua intenção de mudar de sexo. O filme, baseado em factos reais, deu a Vikander o Óscar para Melhor Actriz Secundária, em 2016. Nascia uma estrela.

Alicia Amanda Vikander, actriz, produtora e dançarina, nasceu em Gotemburgo, na Suécia, em 1988. Proveniente de uma família erudita - a mãe é uma famosa actriz de teatro e o pai um importante psiquiatra - Alicia está, desde muito nova, ligada ao mundo das artes performativas.

Educada maioritariamente pela mãe, começou a ganhar um especial interesse pela representação e, ainda em criança, fez alguns papéis secundários em pequenas produções da Ópera de Gotemburgo. Nessa altura, demonstrava também um grande gosto e aptidão pela dança, chegando mesmo a fazer parte da Escola Real de Ballet Sueco, em Estocolmo, e da Escola Americana de Ballet, em Nova Iorque. 

A sua carreira como actriz ganhou reconhecimento do público Sueco quando, entre 2008 e 2010, participou na série Andra Avenyn. Ainda na Suécia fez a sua estreia no grande ecrã com a longa-metragem Pure (2010) , filme que lhe valeu o prémio Guldbagge para Melhor Atriz desse ano.

O reconhecimento internacional aconteceu poucos anos depois quando, em 2012, Vikander estreou nas grandes produções de Hollywood. Anna Karenina era o filme e Princesa Kitty Scherbatsky, a sua personagem.

Ao longo da última década tem solidificado o seu papel como uma das actrizes mais prestigiadas de Hollywood. Ganhou vários prémios internacionais com a sua atuação no filme Ex Machina (2014), de Alex Garland e o já referido Óscar em 2016.

Mais recentemente deu vida à icónica personagem Lara Croft no filme Tomb Raider (2018) e foi a personagem principal da nova série de Olivier Assayas, Irma Vep (2022). 

Em 2019, participou na curta-metragem I Am Easy to Find, um filme dirigido por Mike Mills e que teve por base a música da banda norte-americana The National, a preferida da actriz. Alicia Vikander é casada, desde 2017, com o actor Alemão Michael Fassbender com quem tem um filho. O casal reparte o seu tempo entre Hollywood e Lisboa, cidade onde têm o hábito de passar longas temporadas.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.