Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

Dominique Gonzalez-Foerster - Artista

Dominique Gonzalez-Foerster

Voltar
Artista contemporânea e influente figura francesa, Dominique Gonzalez-Foerster, nasceu em Strasbourg, França, em 1965. Destaca-se desde os anos 90 por questionar e transgredir as fronteiras das artes plásticas, criando relações entre as disciplinas adjacentes, nomeadamente a arquitectura, o cinema, a música, a moda e a literatura, resultando em experiências diversas como intervenções em jardins ou em edifícios emblemáticos do modernismo, concertos, ateliers de criação radiofónica e instalações sonoras em parceria com músicos ou a remodelação das lojas Balenciaga em Nova Iorque, Paris e Hong Kong.

Recebeu vários prémios, entre eles, alguns dos mais prestigiados no mundo das artes, como o Prémio Marcel Duchamp. Já teve uma retrospectiva no Centre Pompidou em Paris, considerada uma das mais importantes exposições do ano em França.

Algumas das suas exposições mais importante incluem 1887-2058, no Centro Pompidou e K.20, em Dusseldorf (2015/2016), Temporama no Mam, Rio de Janeiro (2015) e Splendide Hotel, no Palácio de Cristal/Museo Reina Sofia em Madrid (2014). Encenou ainda QM.16 em Paris, em 2016. Os seus filmes mais importantes incluem Malus (2004), Atomic Park (2004) ou The Magic Skin (2011). 

A artista francesa já foi várias vezes convidada do festival LEFFEST. Em 2013 foi-lhe dedicado um ciclo/retrospectiva, sendo ela membro do júri da Selecção Oficial em Competição.

Dominique Gonzalez-Foerster vai estar presente no LEFFEST22, onde apresentará o seu novo filme Christophe.. Définitivement.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.