Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

Gina Dent - Professora, Escritora e Ativista

Gina Dent

Voltar
Gina Dent é uma activista, autora e docente norte-americana.
Professora de Estudos Feministas (Feminist Studies) e História da Consciência (History of Counsciousness), na Universidade de Santa Cruz, na Califórnia, Dent foi também a Directora do Instituto para Investigação Avançada Feminista na mesma instituição. As suas temáticas de investigação principais são a raça, o feminismo, a justiça, a teoria legal e a cultura popular, o que faz com que Dent seja, hoje, uma das principais activistas norte-americanas sobre estas problemáticas.

Licenciada em Literatura Comparada, pela Universidade da Califórnia, e Mestre em Inglês e Literatura Comparada, pela Universidade Columbia, Nova Iorque, doutorou-se na mesma área, na mesma faculdade. Internacionalmente, Dent já deu cursos sobre Estudos de raça e feminismo negro, em instituições tão diversas como a Universidade Federal da Bahia, no Brasil, a Universidade Nacional da Colombia, na Colombia e a Universidade de Linköping, na Suécia.

Em 2019, Gina Dent recebeu o prémio de ensino em Humanidades John Dizikes (John Dizikes Teaching Award in Humanities), um prémio estabelecido em 2002 que reconhece o mérito dos professores de humanidades na Universidade de Santa Cruz. Gina Dent é autora e co-autora de vários artigos académicos, um dos principais Prison as a Border: A Conversation on Gender, Globalization, and Punishment, escrito conjuntamente com Angela Davis. 

Dent editou Black Popular Culture, um projeto literário de Michelle Wallace - autora feminista e crítica cultural norte-americana - e tem dois livros para  publicação em breve: Anchored to the Real: Black Literature in the Wake of Anthropology e Prison as a Border and Other Essays.

Dent é co-autora do livro Abolition. Feminism. Now, com Angela Davis, Erica Meiners e Beth Richie, publicado em Janeiro deste ano em defesa do movimento abolicionista das prisões e das forças policiais, advogando que é possível criar uma comunidade segura sem esses sistemas de coerção, repressão e castigo.

Em 2020, participou no evento Visualizing Abolition com Angela Davis. Organizado pelo Instituto para as Artes e Ciências da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, (UCSC), a palestra teve como objectivo analisar a forma como as pessoas entendem o encarceramento em massa e o policiamento nos Estados Unidos e noutros países, promovendo um debate coletivo do ponto de vista social, político, cultural e económico.

Gina Dent e Angela Davis são ainda defensoras activas da causa palestiniana. Em 2011, participaram, com a Indigenous and Women of Color Feminist Delegation, numa visita aos territórios ocupados. Um grupo de 11 feministas anti-Israel reuniu-se com académicos, jovens, líderes políticos, artistas, activistas e residentes de vilas que tinham sido atacadas pelas forças israelitas com o intuito de testemunhar as condições de vida do povo palestiniano. Após a viagem, o grupo redigiu uma declaração intitulada Justice for Palestine: A Call to Action from Indigenous and Women of Color Feminists. Em 2021, dez anos após esta visita histórica, as participantes estiveram presentes numa reunião virtual onde recordaram as memórias da Palestina e partilharam o impacto que esta visita continua a ter nas suas vidas.

Dent promoveu também a campanha BDS (The Boycott, Divestment, Sanctions) - um movimento global fundado por Omar Barghouti, com princípios de igualdade, liberdade e justiça para a faixa de Gaza. Em 2014, a Professora académica assinou uma petição para acabar com o massacre de Gaza e boicotar Israel.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.