Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

John Malkovich - Actor, Realizador e Produtor

John Malkovich

Voltar
John Malkovich poderia ter sido um biologista, se o teatro não tivesse cruzado o seu caminho. Nascido nos Estados Unidos, em 1953, filho de pais croatas, que eram conhecidos jornalistas, é actor de teatro e de cinema, e também realizador. É conhecido por filmes como Ligações Perigosas, Johnny English, Casanova, e pelo filme independente, Being John Malkovich.

O seu pai, Daniel Malkovich, escrevia artigos sobre problemas ambientais e a sua mãe era editora da revista onde trabalhavam. Uma vez que Malkovich adorava animais desde crianças e se interessava pelo impacto do ser humano na vida dos animais, como o seu pai, parecia destinado a seguir Biologia, o que o leva à Faculdade de Ecologia, de Illinois. Mas foi o palco que acabou por impor a sua vontade, após a sua primeira experiência artística, quando se junta a um grupo de teatro na faculdade, e, mais tarde, juntamente com alguns colegas, cria a Steppenwolf Theatre Company. A sua primeira estreia profissional foi com a peça Curse of the Starving Class.

Embora continuasse ligado a outras esferas artísticas, foi sempre o teatro o seu palco principal. Em 1984, conhece Dustin Hoffman e os dois levam à Broadway a peça Death of a Salesman. Rapidamente, Malkovich começa a fazer filmes com sucesso, alguns levam à nomeação para o Óscar de Melhor Actor - prémio que nunca conquistou -, Malkovich nunca deixou de trabalhar no teatro, o seu meio preferido.

Além da sua formação em Biologia e da sua experiência profissional no teatro, Malkovich completou ainda os estudos musicais de tuba.

Já conquistou diversos prémios nacionais e internacionais como realizador e actor, tanto em teatro e cinema. É ainda designer de moda, uma das suas paixões, e criou uma marca de roupa, a Technobohemian.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.