Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

Maryam Touzani - Realizadora e Actriz

Maryam Touzani

Voltar
Nascida em Tânger, Marrocos (1980), Maryam Touzani sempre manifestou a influência da sua cultura de origem nos seus trabalhos, apesar de ter vivido e estudado Jornalismo em Londres, durante alguns anos. Apaixonada pela escrita, regressou ao seu país de origem para exercer a profissão de jornalista.

Em 2008, escreveu e dirigiu um documentário para o primeiro Dia Nacional da Mulher em Marrocos. Maryam fez a sua primeira curta-metragem When They Slept, em 2012.

Colaborou em Much Love (2015), trabalhando no argumento e participando nas filmagens. Depois disso, ela co-escreveu com Nabil Ayouch a última longa-metragem Razzia (2015), onde também desempenhou um dos principais papéis. O filme foi apresentado, em competição, no Festival Internacional de Cinema de Toronto e representou Marrocos nos Óscares desse ano.

Adam
(2019), o seu primeiro filme de ficção, integrou a Selecção Oficial do Festival de Cannes e, no mesmo ano, Maryam tornou-se membro da Academia dos Óscares, enquanto Adam era seleccionado para representar Marrocos nos Óscares da Academia. Touzani está em Portugal para apresentar o seu novo filme, Le Bleu du Caftan, que esteve presente na secção Un Certain Regard no Festival de Cannes 2022.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.