Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

Nuno Lopes - Actor

Nuno Lopes

Voltar
Célebre actor português, Nuno Lopes (Lisboa, 1978) estreou-se profissionalmente no teatro com a peça Sete Infantes, do Teatro da Cornucópia, em 1997. Pouco depois, em 1999, recebeu o seu primeiro papel no cinema, participando no filme António, um Rapaz de Lisboa, de Jorge Silva Melo. Com uma vasta experiência tanto em teatro quanto em cinema, Nuno Lopes trabalhou com encenadores como Luís Miguel Cintra, António Pires, Miguel Seabra, Rodrigo Garcia, Marco Martins, Beatriz Batarda, Jorge Silva Melo, entre outros, tendo, mais recentemente, protagonizado a peça de Tennessee Williams A Noite da Iguana, encenada por Jorge Silva Melo, e o espectáculo Actores, de Marco Martins. 

Já no cinema, Nuno Lopes tem-se afirmado como um dos mais galardoados actores portugueses da sua geração, contando com vários prémios de prestígio, entre eles cinco Globos de Ouro Portugueses para Melhor Actor em Cinema e o Prémio Orizzonti para Melhor Actor no Festival de Cinema de Veneza de 2016, merecido pela sua interpretação no filme São Jorge, de Marco Martins, com quem já trabalhara inúmeras vezes, nomeadamente no filme Alice (2005) e no espectáculo multidisciplinar Estaleiros ENVC 2012, co-encenado pelo actor. O seu interesse em participar no processo criativo é confirmado por Lopes numa entrevista ao Público em 2017 onde afirma que prefere projetos em que está “envolvido no processo todo”.

Do seu percurso no cinema, são de destacar Quaresma (2003) e Peixe-Lua (2000), de José Álvaro de Morais, Ma Mère (2004), de Christophe Honoré, Goodnight Irene (2008), de Paolo Marinou-Blanco, Sangue do meu sangue (2011), de João Canijo, As Linhas de Wellington (2012), de Valeria Sarmiento, Posto-Avançado do Progresso (2016), de Hugo Vieira da Silva, ou ainda o novo filme de Rebecca Zlotowski, Une Fille Facile (2019), entre muitos outros papéis que ao longo dos anos consolidam o talento e a carreira de Nuno Lopes nacional e internacionalmente. 

Por fim, Nuno Lopes tem também uma presença assídua na televisão, tendo participado em séries recentes como Terapia, Sara ou Sul. Em 2019, Lopes anunciou que irá integrar o elenco da nova série internacional da Netflix White Lines.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.