Lisbon & Estoril Film Festival

Convidados

Olga Roriz - Bailarina e Coreógrafa

Olga Roriz

Voltar
Olga Roriz é uma das mais importantes coreógrafas e bailarinas portuguesas. Nascida em Viana do Castelo, formou-se em Dança na Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos e na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.

Integrou o elenco do Ballet Gulbenkian de 1976 a 1992, onde foi primeira bailarina e coreógrafa principal. Em 1992, assumiu a Direcção Artística da Companhia de Dança de Lisboa e fundou, em 1995, a Companhia Olga Roriz, da qual é directora e coreógrafa.

O seu repertório na área da dança, teatro e vídeo é constituído por mais de 90 obras onde se destacam as peças Treze Gestos de um Corpo, Isolda, Casta Diva, Pedro e Inês, Propriedade Privada, Electra, Pets, A Cidade e A Sagração da Primavera, só para citar algumas.

Desde 1982, Olga Roriz já foi distinguida com vários prémios, entre eles o Prémio da Melhor Coreografia da Revista Londrina Time Out (1993), o Prémio Almada (2003), Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores e Milleniumbcp (2008) e o Prémio da Latinidade (2012).

Em 2004, foi condecorada com a insígnia da Ordem do Infante D. Henrique – Grande Oficial pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Em 2017, recebeu o doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Aveiro, e no ano seguinte foi galardoada com o Prémio Autores 2018, Melhor Coreografia, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores a Síndrome.

Em 2022, dirigiu o projeto Corpoemcadeia, com a coordenação de Olga Roriz, um projecto PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social), apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que visa promover a intervenção artística junto de comunidades excluídas socialmente.

Restantes Convidados desta Edição

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.