Lisbon & Estoril Film Festival

Arquivos

Edição 2017

Eventos

Serviço Educativo

Cinema para todas as idades

Voltar
O Serviço Educativo é um projecto desenvolvido no âmbito do Lisbon & Sintra Film Festival, especialmente dedicado à comunidade.
Para além da sua extensa programação, aberta ao público em geral, o LEFFEST organiza sessões especiais reservadas a alunos e professores do ensino pré-escolar ao ensino secundário.
Assumindo a sua importância e responsabilidade na formação e desenvolvimento do público infantil e juvenil, o festival pretende, através deste programa, proporcionar momentos de fruição, reflexão e discussão do cinema, estimular o gosto artístico e o pensamento crítico, encorajar a participação activa da comunidade.

É um evento de ENTRADA LIVRE para grupos organizados, a partir de 10 pessoas. A Câmara Municipal de Sintra cede transporte gratuitamente às escolas da rede pública do concelho, no limite dos lugares disponíveis e mediante inscrição.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

PROGRAMAS
Serviço Educativo Pré-escolar e 1º ciclo
OLHINHOS ATENTOS: A IMAGINAÇÃO E AS MARIONETAS
Nas sessões dedicadas aos alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo, serão exibidas curtas-metragens de um aclamado realizador de cinema de animação, Jiří Trnka, muitas vezes apelidado de “Walt Disney do Leste”.
Cineasta, ilustrador e artesão de marionetas checo, Jiří Trnka (1912-1969) foi um dos grandes vultos do cinema de animação, uma tradição quase centenária na República Checa que teve o seu período áureo entre as décadas de 1950 e 1980.
As animações de Trnka não se baseiam em desenhos, como é habitual, mas na técnica de stop-motion, através da qual modelos físicos, como marionetas, são meticulosamente posicionados e fotografados, compondo uma sequência de imagens fixas que, uma vez montadas, criam a ilusão de movimento.
O cineasta checo envolveu-se em todas as fases da produção dos seus filmes — da concepção artística e do argumento à realização e animação. Graças a essa “visão total”, o conjunto da sua obra constitui um legado de extraordinária graciosidade e beleza, cujo estilo poético, inspirado na tradição popular e em contos de fadas, influenciou profundamente as gerações seguintes.
A abertura da sessão contará com uma breve apresentação e contextualização histórica das obras a exibir. O visionamento será seguido de conversas e debates orientados por várias questões.

Sessões:
Pré-escolar: Segunda-feira, 20 NOV. 10h - LOTAÇÃO ESGOTADA
1º Ciclo: Terça-feira, 21 NOV. 10h - LOTAÇÃO ESGOTADA
1º Ciclo: Quarta-feira, 22 NOV. 10h - LOTAÇÃO ESGOTADA
SESSÃO EXTRA 1º Ciclo: Quinta-feira, 23 NOV. 10h

FICHA DO PROGRAMA PRÉ-ESCOLAR
FICHA DO PROGRAMA 1º CICLO

Serviço Educativo 2º e 3º ciclos
O CINEMA COMO ARTE
Os alunos do 2º e 3º ciclos terão a oportunidade de descobrir a obra de Buster Keaton, um dos míticos realizadores e actores cómicos do cinema mudo.
Entre 1917 e 1923, Buster Keaton protagonizou perto de trinta curtas-metragens, fazendo dele a estrela mais bem paga de Hollywood a seguir a Chaplin. Da sua extensa filmografia destacam-se obras como Sherlock Holmes Jr. (1924), Pamplinas Maquinista (1926) e O Marinheiro de Água Doce (1928). Os mirabolantes obstáculos da comédia física de Keaton, aliados à sua postura estóica e expressão impassível, revelam, à luz do nosso tempo, a sua enorme modernidade, e justificam que tenha sido considerado por alguns o maior actor-realizador de todos os tempos.

Sessões:
Terça-feira, 21 NOV. 14h30

FICHA DO PROGRAMA

Serviço Educativo Ensino Secundário
PODE A ARTE SER AINDA SUBVERSIVA?
O ponto de partida das actividades organizadas para os alunos do ensino básico é o tema do simpósio internacional que terá lugar nesta edição do festival: Pode a arte ser ainda subversiva?
Qual é o espaço que a arte ocupa hoje em dia? Quais são as suas expressões e as suas potencialidades, na escola e fora dela? Estas sessões pretendem suscitar, através do cinema, uma reflexão conjunta e dinâmica sobre o papel da arte e da literacia cinematográfica na educação, na formação cívica e no desenvolvimento de uma consciência social atenta às relações de autoridade e de poder.
O filme escolhido para este programa é Basquiat, sobre a vida de Jean-Michel Basquiat, um graffiter que se tornou num pintor mundialmente conhecido. A projecção será previamente apresentada e contextualizada, e seguida de uma discussão orientada.

Sessão:
Quinta-feira, 23 NOV. 14h30

FICHA DO PROGRAMA

Público Sénior
TODOS OS SONHOS DO MUNDO
Poderá a magia de um festival de cinema ser capaz de evocar os tempos áureos da sétima arte a uma geração que cresceu com ela? É esse o convite que o Lisbon & Sintra Film Festival faz ao público, organizando uma sessão exclusiva com um dos melhores filmes portugueses do ano, Todos os Sonhos do Mundo, que acompanha as aventuras de uma jovem rapariga pertencente à segunda geração de emigrantes em França.  A sessão contará com uma breve apresentação do filme e será seguida de uma conversa.

Sessões:
Segunda-feira, 20 NOV. 14h30
Quarta-feira, 22 NOV. 14h30

FICHA DO PROGRAMA

Para mais informações: fvasconcelos@leffest.com

Restantes Eventos

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.