Lisbon & Estoril Film Festival

Eventos

Espectáculos

Teatro/Música: JOHN MALKOVICH EM "THE INFAMOUS RAMÍREZ HOFFMAN", uma criação de Anastasya Terenkova e John Malkovich, Adaptado do livro de Roberto Bolaño, "A Literatura Nazi nas Américas"

Voltar
Teatro Tivoli BBVA
Sábado, 12 de Novembro, 21h
Comprar bilhetes

"Si te portas mal en esta vida,
en la otra te conviertes en Chileno"

Raul Ruiz

Um dos mais prestigiados actores de cinema e de teatro, John Malkovich, apresenta The Infamous Ramirez Hoffman, um espetáculo inédito em Portugal, cujo título é retirado do último capítulo de A Literatura Nazi nas Américas (1996), do escritor chileno Roberto Bolaño, e que, mais tarde, deu origem à novela Estrela Distante, do mesmo autor. Um espectáculo que questiona os limites da criação artística, através do olhar de um homem que coloca a estética acima da ética.

The Infamous Ramirez Hoffman é uma peça adaptada do livro A Literatura Nazi nas Américas, do autor chileno Roberto Bolaño. O livro apresenta histórias ficcionais de personagens nazis, algumas com ligações, embora ténues, ao mundo da literatura - tanto no real como no cenário criado por Bolaño. Embora tenha adaptado algumas das histórias do livro, no final, decidi concentrar-me apenas na história de Carlos Ramirez Hoffamn. Talvez um dia acabe por regressar às outras personagens numa espécie de continuação, ou até num formato totalmente diferente”, explica Malkovich a propósito desta peça musicada.

The Infamous Ramirez Hoffman fala-nos de um escritor para quem a estética se sobrepõe à ética e que considera que a obra se deve valorizar acima de qualquer ideal humano. Um narrador anónimo, presente nos dois livros, conta-nos a história ficcionada de Ramirez Hoffman: um escritor de direita que se aproveita do golpe de estado chileno de 1973, que depôs o presidente Salvador Allende, para lançar uma campanha de poesia que engloba tortura e assassínio.

O livro A Literatura Nazi nas Américas retrata, de forma enciclopédica, um conjunto de biografias ficcionais de autores pan-americanos. Estes nazis literários - fascistas, fanáticos e reaccionários - são retratados numa galeria de gente alienada, snobes, egocêntricos e criminosos. Na realidade, Bolaño admitiu que este livro era baseado no mundo das letras, e em algum dos seus escritores, ora heróis, ora seres desprezíveis.

A peça é considerada um one-man show, centrado na personagem interpretada por Malkovich, o mencionado Ramirez Hoffman, e que é acompanhado em palco por um trio musical, cujos arranjos musicais são da responsabilidade de Anastasya Terenkova, com quem já havia colaborado em Report on the Blind, em 2017.

Ficha Técnica:
John Malkovich Narrador
So-Ock Kim Violino
Mario Stefano Pietrodarch Bandoneón
Anastasya Terenkova Piano
Produção Swiss GART GmbH 
Falado em Inglês, legendado em Português

Horários

Teatro Tivoli BBVA

20€

Restantes Eventos

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.