Concerto de Teresa Salgueiro a marcar este “re-encontro” entre Wim Wenders nos 25 anos de Lisbon Story / Viagem a Lisboa
  • Espectáculos

A marcar este “re-encontro” entre Wim Wenders e Teresa Salgueiro, nos 25 anos de Lisbon Story / Viagem a Lisboa, que o LEFFEST celebra nesta edição, a cantora presenteia-nos com um concerto dedicado ao realizador, no qual contará com a participação dos músicos José Peixoto, Fábio Palma, Óscar Torres e Rui Lobato.  
 
Wim Wenders sobre Teresa Salgueiro
"Nos concertos, ela é muito bonita de se ver, porque não se exibe, mas põe todo o seu cantar ao serviço da música. Ela está simplesmente ali, e projecta-se, sem dar espectáculo. Ela apenas põe a sua voz e a sua atitude a servir a música. E, ao representar, fá-lo exactamente da mesma maneira. Fez tudo com muita seriedade e de uma forma muito bonita. E, tal como o Rudiger, com algum humor. Não sabia o que podia esperar da Teresa, ela nunca tinha representado mas foi maravilhosa. Acho que ela tem um talento natural.”


O tema que dá nome à digressão mundial tem como base o poema “Alegria” de José Saramago, musicado por Teresa Salgueiro e que foi estreado ao vivo no México. Para a cantora, o tema reflecte e reafirma o direito à Alegria como fruição total da vida, que todos temos o dever de proporcionar ao próximo e de implementar no mundo. Numa altura em que, tendo conhecimento da realidade global social, se reconhecem tantas injustiças e quebras de liberdade, a Teresa considerou importante declarar a Alegria em conjunto, como um manifesto.


Além dos novos arranjos para os temas originais, escolheu de discos que gravou anteriormente canções que reflectem a sua admiração pela música popular de diversas épocas e a pluralidade cultural de várias latitudes que tem tido a felicidade de visitar nos seus 32 anos de carreira. São músicas que representam o seu pensamento e visão do mundo e do ser humano como agente de mudança. São temas que ilustram a sua capacidade interpretativa única, a versatilidade do seu instrumento vocal, bem como dos músicos que elegeu para a acompanhar:
José Peixoto: Guitarra
Fábio Palma: Acordeão
Óscar Torres: Contrabaixo
Rui Lobato: Bateria, percussão e guitarra