Lisbon & Estoril Film Festival

Arquivos

Edição 2017

Filmes

Filmes Restaurados - Preservar a Memória do Cinema

Ficha técnica:

Realizador: William Friedkin
Argumento: William Peter Blatty,
Fotografia: Owen Roizman
Produtora: Warner Bros, Hoya Productions

O Exorcista

Um filme de William Friedkin

Voltar
Chris MacNeil, é a mãe de Regan. Vivem com um mordomo sinistro e a dedicada governanta. O pai de Regan separou-se da mãe e foi viver noutro país. É uma pessoa fria, que esquece o aniversário de Regan, sua única filha, o que a deixa muito magoada.

Ela começa a ter comportamentos estranhos e levam-na ao médico. Mas os médicos não conseguem detectar as causas das suas estranhas atitudes, e estas vão piorando... começa a dizer palavrões, cospe, irrita-se com facilidade e consegue fazer coisas completamente inverosímeis, tais como descer uma escada de costas e apoiada nos pés e nas mãos.

Como os médicos não conseguem encontrar uma explicação lógica, decidem experimentar outros métodos: se a paciente está possuída por algum demónio, há que fazer um exorcismo. O padre Damien Karras é chamado, mas como existe um outro padre com mais experiência, personagem interpretada por Max von Sydow, este é o escolhido para a difícil tarefa de expulsar o demónio do corpo da pequenita Regan.

Uma situação desesperante para todos, especialmente para a mãe, que vê a filha a sofrer e sem conseguir entender os motivos nem nada poder fazer para salvar a filha. O padre Damien também tem alguns problemas de consciência, já que a sua mãe faleceu e ele sente que não lhe deu a atenção e os cuidados devidos, e que poderia ter evitado a sua morte.

O padre Damien decide provar que realmente Regan está possuída pelo demónio, e então começa a registar as evidências, para que a Igreja possa crer nele. Como a menina fala outros idiomas e tem uma força incrível, parece claro que ninguém duvidará.
  • Elenco:

    Ellen Burstyn, Max von Sydow, Linda Blair
  • Título original:

    The Exorcist
  • País:

    Estados Unidos da América
  • Ano:

    1973
  • 131'

Ficha técnica:

Realizador: William Friedkin
Argumento: William Peter Blatty,
Fotografia: Owen Roizman
Produtora: Warner Bros, Hoya Productions

Realizador

William Friedkin

William Friedkin (Chicago, 1935) é um realizador norte-americano, conhecido pelos filmes Os Incorruptíveis Contra a Droga (1971), com o qual venceu o Prémio da Academia de Melhor Realização, e O Exorcista (1973), que se tornou um dos mais conhecidos filmes de terror de sempre. Realizou também filmes como O Comboio do Medo (1977), Viver E Morrer em Los Angeles (1985), A Caça (1980), Bug (2006) e Killer Joe (2011), que lhe rendeu um Rato de Ouro no Festival de Veneza, entre outras nomeações.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.