Lisbon & Estoril Film Festival

Arquivos

Edição 2017

Filmes

Selecção Oficial - Em Competição

Ficha técnica:

Realizador: Kantemir Balagov
Argumento: Anton Yarush, Kantemir Balagov
Fotografia: Artem Yemelyanov Produtora: Example of Intonation - Alexander Sokurov Fund, Lenfilm

Tesnota

Um filme de Kantemir Balagov

Voltar
1998, Nalchik, Cáucaso Norte, Rússia, Ilana, de 24 anos, trabalha na oficina do pai para ajudar a pagar as contas. Na noite em que a família e os amigos se reúnem para celebrar o noivado do seu irmão mais novo, David, o jovem casal é raptado, e é entregue um pedido de resgate. Nesta isolada e unida comunidade judaica, envolver a polícia está fora de questão. Como irão conseguir juntar o dinheiro necessário para salvar David? Ilana e os seus pais, cada um à sua maneira, farão todos os possíveis, quaisquer que sejam os riscos para eles próprios.
  • Elenco:

    Darya Zhovner, Olga Dragunova, Artem Tsypin, Nazir Zhukov, Veniamin Kats
  • Título original:

    Tesnota
  • País:

    Rússia
  • Ano:

    2017
  • 118'

Ficha técnica:

Realizador: Kantemir Balagov
Argumento: Anton Yarush, Kantemir Balagov
Fotografia: Artem Yemelyanov Produtora: Example of Intonation - Alexander Sokurov Fund, Lenfilm

Realizador

Kantemir Balagov

Kantemir Balagov nasceu em 1991 em Nalchik, capital da República Russa da Cabárdia-Balcária. Estudou Economia e Direito, e realizou várias mini-séries usando uma câmara fotográfica, até ter conhecimento de que Alexandr Sokurov havia fundado uma escola de cinema na sua terra natal. Depois de uma primeira entrevista, Balagov foi imediatamente colocado no grupo de estudo de terceiro ano. Após realizar várias curtas-metragens, munido de um guião para longa-metragem e da ajuda de Sokurov, o jovem cineasta finalmente conseguiu assegurar fundos para realizar Tesnota, que estreou na secção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes, em 2017, onde ganhou um prémio FIPRESCI, e foi o vencedor do Prémio de Melhor Filme do LEFFEST’17. Dylda é a sua segunda longa-metragem.

Comentário do realizador

“Cinema é sobre movimento: interior e exterior. O movimento de uma histórias, das suas personagens… o movimento do som e da imagem. Este movimento é sobre todas as suas componentes, e nunca deve parar. Tudo deve manter-se em movimento para que o filme possa seguir o seu curso. Esta é a coisa mais importante que aprendi ao longo deste trabalho.” (Kantemir Balagov, realizador)
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.