Lisbon & Estoril Film Festival

Arquivos

Edição 2021

Filmes

Revelação - Henrique Pina

Ficha técnica:

Produção: Moonway Films
Director de Fotografia: Lee Fuzeta

Autópsia: Percurso de Uma Criação

Um filme de Henrique Pina

Voltar
Na senda da celebração dos 25 anos da Companhia Olga Roriz, que desde 1995 tem sido uma referência no panorama da dança contemporânea, este filme documental retrata os quatro meses de ensaios para a sua mais recente criação: Autópsia. Um olhar atento e intimista sobre o processo criativo de Olga Roriz e a construção da sua linguagem coreográfica, desde a génese da ideia até à sua concretização, explorando a estreita relação entre a coreógrafa e os seus intérpretes.
  • Elenco:

    Olga Roriz, André de Campos, Yonel Serrano, Bruno Alves, Beatriz Dias, Marta Lobato Faria
  • Título original:

    Autópsia: Percurso de Uma Criação
  • País:

    Portugal
  • Ano:

    2021
  • 53'

Ficha técnica:

Produção: Moonway Films
Director de Fotografia: Lee Fuzeta

Realizador

Henrique Pina

Nascido em Lisboa, a 26 de Fevereiro de 1987, Henrique Pina é um realizador e produtor português. 

Em 2005, inicia os estudos em Cinema, na Universidade de Roehampton, em Londres, percurso que conclui em 2008. É nesse mesmo ano que se estreia na realização e produção, da ficção ao documentário, das curtas à publicidade.

Em 2014, realiza e produz a premiada curta-metragem O Mundo Cai aos Bocados, interpretada por Albano Jerónimo e Joana Solnado. Seguem-se A História do Campeão (2014) e Traça: Mar Deserto (2017). Ainda em 2017, realiza Aires Mateus: Matéria em Avesso, documentário exibido em 12 festivais de cinema e produzido pela Moonway Films, produtora fundada pelo próprio. Regressa às curtas com Sete Dias de Inverno (2020), à qual se segue a longa-metragem Body Buildings (2021), vencedora do Prémio Outstanding Achievement, no Dance Camera West Film Festival, em Los Angeles; um trabalho que explora a união entre arquitectura, dança e cinema, ao longo do qual seis coreografias são concebidas para seis obras de arquitectura localizadas em Portugal, numa verdadeira fusão de identidades e conceitos. O seu último documentário, Autópsia: Percurso de uma Criação (2021) constitui uma celebração dos 25 anos da Companhia Olga Roriz.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.