Lisbon & Estoril Film Festival

Filmes

Homenagens e Retrospectivas - L.A. Rebellion

Ficha técnica:

Argumento: Shirikiana Aina
Produção: Shirikiana Aina
Directores de Fotografia: Shirikiana Aina, Ellen Sumter, Norma Blalock

Brick by Brick

Um filme de Shirikiana Aina

Voltar
Curta-metragem documental do final dos anos 70, quando os moradores afro-americanos foram forçosamente expulsos das suas residências nos subúrbios de Washington D.C. mas abandonados pelos meios de comunicação e pela opinião pública, sob o pretexto de “renovação urbana”. Ao longo do vídeo, os residentes tentam frustrantemente encontrar formas de colaborar para manter as suas casas, numa luta reconhecível e frustrante contra o desalojamento.

O contraste da interposição de imagens de monumentos públicos e as imagens  da gentrificação e dos moradores expulsos das suas casas acentua a díspar angústia de todo o acontecimento; ao longo do documentário, são incluídas discussões de opções - como o Seaton Street Project - ou a falta delas.
  • Elenco:

    Lester Wakefield
  • Título original:

    Brick by Brick
  • País:

    Estados Unidos da América
  • Ano:

    1982
  • 37' EN, Legendas: PT

Ficha técnica:

Argumento: Shirikiana Aina
Produção: Shirikiana Aina
Directores de Fotografia: Shirikiana Aina, Ellen Sumter, Norma Blalock

Horários

Cinema Medeia Nimas

Com apresentação dos curadores
6€

Realizador

Shirikiana Aina

Realizadora norte-americana e produtora independente, Aina tem-se focado consistentemente no tema da diáspora africana e nas suas implicações sociais e individuais. Nascida em 1955 em Detroit, está associada ao movimento cinematográfico L.A. Rebellion, ou ‘Los Angeles School of Black Filmmakers’: uma geração de realizadores dos anos 60 a 80 da UCLA, criadores de um revolucionário Cinema Negro divergente das convenções de Hollywood e atento às reais vivências da comunidade afro-americana.  Após concluir o seu percurso de estudos em 1982, fundou a companhia de distribuição Mypheduh Films, Inc., fundamental na distribuição de filmes de realizadores e colegas afro-americanos nas décadas seguintes.

Também no mesmo ano realizou a curta-metragem documental Brick by Brick, sobre o impacto humano da gentrificação em bairros afro-americanos de Washington D.C. Foi, juntamente com Haile Gerima, co-produtora do aclamado filme Sankofa (1993) - que evoca uma herança escrava e revolta ancestral - mas o seu trabalho pessoal mantém o cunho documental. No seu seguinte empreendimento cinematográfico Through the Door of No Return (1997), a realizadora recria a viagem trágica do seu pai ao Gana e a sua consequente morte, e com Footprints of Pan-Africanism (2017), revisita o processo de independência do Gana e a ascensão de Kwame Nkrumah à presidência do país.

Aina foi também encarregue da cinematografia em produções documentais como Politics of African Cinema e On Becoming a Woman. Actualmente, gere a Sankofa Video and Bookstore, foi professora de Cinema na Universidade de Howard, e fundou uma nova a produtora Negod Gwad, focada em filmes dramáticos e documentários.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.