Ross Lipman é um cineasta independente, arquivista e ensaísta. Trabalhou no Arquivo de Cinema e Televisão da Universidade da Califórnia (UCLA), e é sobretudo conhecido pelos seus restauros de obras clássicas do cinema independente americano, nomeadamente de Charles Burnett (Killer of Sheep), Kent Mackenzie (The Exiles), e Barbara Loden (Wanda), o documentário premiado com o Óscar da Academia, The Times of Harvey Milk, e ainda filmes de Charlie Chaplin, Orson Welles, Shirley Clarke, Kenneth Anger, Robert Altman, e John Cassavetes. Exibidas internacionalmente e coleccionadas por diversos museus e instituições, as suas obras - de cariz experimental, narrativo e documental - deram forma a um corpo de trabalho único, resultante do cruzamento de diversas plataformas, como cinema digital, documentários ao vivo, palestras ilustradas e obras textuais. Lipman recebeu em 2008 uma homenagem dos Anthology Film Archives e foi três vezes vencedor do prémio Heritage, atribuído pela Sociedade Americana de Críticos de Cinema. Os seus textos sobre história, tecnologia e estética do cinema foram publicados nas revistas Artforum, Sight and Sound, e em inúmeras monografias e publicações académicas. Notfilm é sua a primeira longa-metragem.