Lisbon & Estoril Film Festival

Filmes

Celebração da Cultura Rom - Celebração da Cultura Rom

Prémios:

National Film Registry, 2011
Online Film & Television Association Hall of Fame, 2019

Ficha técnica:

Argumento: Charlie Chaplin
Director de Fotografia: Roland Totheroh
Produtor: Charlie Chaplin

The Kid

Um filme de Charlie Chaplin

Voltar
“Um filme com um sorriso – e talvez, uma lágrima.” É esta advertência ao espectador incauto que abre a primeira longa-metragem de Charlie Chaplin. Não se trata de uma nota de intenções, menos ainda da mera hipótese que o “talvez” parece denunciar. É que, no cinema de Chaplin, as lágrimas sucedem-se aos sorrisos (e aos risos) numa espantosa e necessária dialética: o espectador chora porque riu até onde foi possível rir; chora porque, por fim, foi vencido pelo silêncio da imagem – a imagem de um órfão e de um vagabundo que faz as vezes de seu pai.

A história de The Kid é conhecida: um vagabundo tão ridículo quanto generoso toma a seu cargo uma criança abandonada. Nasce entre eles um sentimento de compaixão que se torna condição de vida para ambos. As coisas complicam-se, é claro, quando a mãe biológica da criança torna a entrar em cena, arrependida do que fez. O resto é o cinema no que de mais justo e poético ele pode ser.

The Kid não é apenas um ambicioso salto em frente na carreira de Chaplin, que à data de estreia já detinha o estatuto de celebridade internacional pelos seus curtos filmes cómicos. Trata-se, antes de mais, do momento inaugural de uma forma humanista de conceber o cinema. Sem este filme, não é apenas a obra de Chaplin que se torna incompreensível; todos os “realismos” cinematográficos que se lhe seguem perdem um dos seus modelos máximos, porque The Kid, e por extensão o próprio Chaplin, representam isso mesmo: uma proeza irrepetível na história do cinema, como uma dessas estrelas mortas cuja luz ainda hoje recebemos.
  • Elenco:

    Charlie Chaplin, Edna Purviance, Jackie Coogan
  • Título original:

    The Kid
  • País:

    Estados Unidos da América
  • Ano:

    1921
  • 68' Legendas: PT

Prémios:

National Film Registry, 2011
Online Film & Television Association Hall of Fame, 2019

Ficha técnica:

Argumento: Charlie Chaplin
Director de Fotografia: Roland Totheroh
Produtor: Charlie Chaplin

Horários

Cinema Medeia Nimas

Exibição do Teaser do documentário Charlie Chaplin - A Man of the World

Seguido de A Origem Rom de Chaplin, conversa com Michael Chaplin, Carmen Chaplin e Dolores Chaplin

Bilhetes: 3€ (até aos 10 anos) / 6€

Realizador

Charlie Chaplin

Charlie Chaplin, nascido em 1889, em Londres, é considerado uma das figuras mais importantes da história do cinema. Como cineasta, actor de comédia e compositor, Chaplin manteve-se activo na indústria cinematográfica durante 75 anos, até ter morrido em 1977. Alcançou a fama como estrela do cinema mudo, tornando-se conhecido pelo seu personagem Charlot. Chaplin realizou clássicos como Luzes da Cidade e Tempos Modernos. Foi também um dos fundadores da United Artists Corporation. 
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.