Lisbon & Estoril Film Festival

Filmes

Selecção Oficial - Fora de Competição

Festivais e Prémios:

Festival de Veneza 2022 - Leão de Ouro para Melhor Filme

Ficha técnica:

Argumento: Laura Poitras e Nan Goldin
Produção: Laura Poitras, Nan Goldin, Yoni Golijov, Clare Carter, John Lyons
Directora de Fotografia: Nan Goldin

Toda a Beleza e a Carnificina

Um filme de Laura Poitras

Voltar
Toda a Beleza e a Carnificina é um épico e emocionante documentário sobre a vida da artista e activista Nan Goldin e as suas tentativas de responsabilizar a gigante farmacêutica Purdue Pharma, propriedade da família Sackler, pela epidemia dos opióides. 

Realizado pela cineasta vencedora do Óscar de Melhor Documentário em 2014, Laura Poitras, este filme salta entre o passado e o presente de Goldin e a sua lendária exposição artística sobre HIV: Witness: Against Our Vanishing, que foi censurada pela NEA - National Education Association [Associação Nacional de Educação], em 1989.

A história foca-se, sobretudo, na criação do P.A.I.N (Prescription Addiction Intervention Now), um grupo fundado por Goldin, que procura responsabilizar os diferentes museus e instituições artísticas que colaboraram com a família Sackler em troca de apoio financeiro. No centro do filme estão destacadas algumas das maiores obras de Goldin, como The Ballad of Sexual DependencyThe Other SideSisters, Saints and Sibyls; e Memory Lost.

All the Beauty and the Bloodshed foi o vencedor do Leão de Ouro deste ano, prémio máximo do Festival Internacional de Cinema de Veneza. O filme integra a seleção oficial da edição de 2022 do LEFFEST.
  • Elenco:

    Nan Goldin, Marina Berio, Robert Suarez
  • Título original:

    All The Beauty and the Bloodshed
  • País:

    Estados Unidos da América
  • Ano:

    2022
  • 113’ EN, Legendas: PT

Festivais e Prémios:

Festival de Veneza 2022 - Leão de Ouro para Melhor Filme

Ficha técnica:

Argumento: Laura Poitras e Nan Goldin
Produção: Laura Poitras, Nan Goldin, Yoni Golijov, Clare Carter, John Lyons
Directora de Fotografia: Nan Goldin

Horários

Centro Cultural Olga Cadaval Auditório Acácio Barreiros

precedido da Cerimónia de entrega de prémios
6€

Realizador

Laura Poitras

Laura Poitras nasceu em Boston, Massachusetts, em 1964. É cineasta, jornalista e artista. Citizenfour (2014), o terceiro filme de uma trilogia sobre a América no pós-11 de Setembro, ganhou o Óscar de Melhor Documentário, além de prémios dos BAFTA, Independent Spirit Awards e Directors Guild of America. O primeiro filme dessa mesma trilogia, My Country, My Country (2006), sobre a ocupação do Iraque, foi nomeado para Óscar de Melhor Documentário enquanto a segunda parte, The Oath (2010), passada na prisão de Guantánamo Bay, foi indicada para dois prémios Emmy. Poitras recebeu uma MacArthur Fellowship em 2012, e já teve uma série de instalações expostas no Whitney Museum of American Art. 

Laura Poitras foi convidada especial da edição de 2014 do LEFFEST. A realizadora veio apresentar o seu filme Citizenfour e, no processo, conheceu Nan Goldin, que fazia parte do júri do festival desse ano. Como ambas afirmaram em entrevistas, este foi o início de uma amizade e colaboração que resultaria na criação do mais recente filme de Poitras, All the Beauty and the Bloodshed (2022). Este filme foi o grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de Veneza deste ano, recebendo o Leão de Ouro.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.