Lisbon & Estoril Film Festival

Filmes

Sessões Especiais - Sessões Especiais

Ficha técnica:

Realizador: Wim Wenders
Argumento: Wim Wenders
Fotografia: Lisa Rinzle
Produtora: Madragoa Filmes, Road Movies Filmproduktion, Wim Wenders Stiftung

Viagem a Lisboa – Lisbon Story

Um filme de Wim Wenders

Voltar
O engenheiro de som Phillip Winter recebe um telegrama imperativo: tem que viajar até Lisboa para ajudar o seu amigo Friedrich Monroe, que está a rodar um filme naquela cidade.
Com um pé engessado, Winter atravessa a Europa de norte a sul até chegar à capital portuguesa, só que já é um pouco tarde demais: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o realizador não deixou mais do que uma película inacabada, imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa com uma velha câmara de filmar, como a de Buster Keaton em The Cameraman. Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens: encantado com a cidade, deambula pelas ruas de microfone na mão, atrás das filmagens do amigo.

_

Foi em Lisboa, no Cinema Tivoli, em Dezembro de 1994, que Wim Wenders mostrou pela primeira vez o seu filme Viagem a Lisboa, realizado no contexto de Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura. Quase 25 anos passados desde a sua estreia mundial, o LEFFEST’19 exibe nesta edição a cópia do filme restaurada pelo realizador, numa sessão especial com a presença de Wenders, que estará em Lisboa como convidado do festival nos dias 23 e 24 de Novembro.

Em homenagem ao realizador alemão, o cartaz do LEFFEST’19 é dedicado a Viagem a Lisboa e a outra galardoada obra sua também filmada em Portugal, O Estado das Coisas (1982). 

Viagem a Lisboa é, como o título deixa adivinhar, um encontro com Lisboa. Mas a descoberta da cidade, a pouco e pouco, acontece sobretudo através de sons, que dão, como notava Wenders há 24 anos, um novo significado às imagens. A sonoridade de Viagem a Lisboa é também, além dos sons que povoam o dia-a-dia da cidade, marcada pela presença dos Madredeus. A vocalista, Teresa Salgueiro, causou grande impacto em Wenders e o seu sucesso cresceu com a sua participação no filme.
  • Elenco:

    Rüdiger Vogler, Patrick Bauchau, Teresa Salgueiro, Manoel de Oliveira
  • Título original:

    LISBON STORY
  • País:

    Alemanha, Portugal, França, Espanha
  • Ano:

    1994
  • 100 min Legendas PT e EN

Ficha técnica:

Realizador: Wim Wenders
Argumento: Wim Wenders
Fotografia: Lisa Rinzle
Produtora: Madragoa Filmes, Road Movies Filmproduktion, Wim Wenders Stiftung

Horários

Espaço Nimas

SESSÃO ESPECIAL - Cópia Digital Restaurada 4K
ESGOTADO

Seguido de conversa com Wim Wenders

Realizador

Wim Wenders

Wim Wenders é um dos principais autores do Novo Cinema Alemão dos anos setenta, a par de Rainer Werner Fassbinder e Werner Herzog. Foi com o filme O Amigo Americano (1977) que Wim Wenders conquistou reconhecimento internacional, tendo sido nomeado para a Palma de Ouro, que veio a vencer com Paris, Texas (1984).

O seu filme de 1987, As Asas do Desejo, trouxe-lhe o prémio de Melhor Realizador em Cannes e tornou-se no seu maior sucesso. Em 1993, recebeu o Grande Prémio do Júri no mesmo festival, com o filme Tão Perto, Tão Longe. Desde 1990, Wenders descreve-se como um cineasta da não-ficção, realizando vários documentários aclamados pelo público, Buena Vista Social Club (1999) e Pina (2011), ambos nomeados para os Prémios da Academia.

Wim Wenders foi homenageado no LEFFEST’15 com uma retrospectiva integral da sua obra, onde apresentou também a exposição fotográfica “À luz do dia até os sons brilham - Wim Wenders à descoberta de Portugal”. Uma das suas obras mais recentes, Os Belos Dias de Aranjuez, foi nomeada para o Leão de Ouro em Veneza (2016) e o seu último documentário, Papa Francisco: Um Homem de Palavra estreou em Cannes em 2018.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.