Vontade Indómita (1949) é a história de um arquitecto e muitas das cenas correspondem a um discurso contemporâneo da arquitectura, e o filme apresenta uma ideia muito específica, e muito discutida, do papel social do arquitecto na sociedade.


Considerado, muitos anos mais tarde, como uma espécie de quintessência da obra de Vidor, é a adaptação do bestseller americano com o mesmo nome, da autoria de Ayn Rand, e que é inspirado na vida do célebre arquitecto americano Frank Lloyd Wright. Antes de iniciar as filmagens, o realizador estudou a fundo a arquitectura de Wright e concebeu um pleno aproveitamento dos seus edifícios. Mas as imposições financeiras do produtor impediram tais “extravagâncias” e obrigaram-no a utilizar maquetes e a estilização. Como há males que vêm por bem, esse é um dos pontos fortes do filme. Raras vezes no cinema um décor teve uma presença tão forte e, neste caso, podemos mesmo dizer que se torna protagonista. Os arranha-céus de Manhattan pontuam o atelier de Howard Roark (Gary Cooper) ou o jornal de Wynand (R. Massey), vistos através de enormes janelas.


O filme será apresentado numa conversa entre o arquitecto Rudy Ricciotti e Juan Branco, sobre o tema Construir e servir.

  • Duração: 114
  • Ano de produção: 1949
  • País: Estados Unidos da América
  • Legendas: EN, Legendas: PT, 35mm

King Vidor

Ficha Técnica