Um idoso é raptado. O seu interrogatório revela a trajetória de um assassino em massa: o homem de 80 anos é, afinal, um ex-líder da SS e responsável pela morte de milhares de pessoas na Rússia. O ex-agente também foi o responsável por uma técnica de eliminação de presos políticos: o suicídio manipulado. 


Em Wundkanal, Thomas Harlan reconstrói a história de um assassino burocrático, ao mesmo tempo que desenvolve uma conexão direta entre o nacional-socialismo e o tratamento dos prisioneiros da RAF na prisão de isolamento de Stuttgart.


A exibição deste filme é seguida de O Nosso Nazi, de Robert Kramer, documentário sobre a rodagem de Wundkanal. Sessão dupla dedicada à “culpa alemã": o primeiro nasce da procura de redenção de sentimento de culpabilidade de ter nascido filho de Veit Harlan, director do conhecido filme de propaganda anti-semítico nazi Jud Süss; e o segundo sobre a alegada impossibilidade de Harlan em admitir uma culpabilidade – além da sua anunciada incapacidade em admitir essa impossibilidade.

  • Duração: 107
  • Ano de produção: 1984
  • País: Alemanha, França
  • Legendas: DE, FR, Legendas: PT

Festival Internacional de Berlim 1985 - Vencedor do Reader Jury of the Zitty

Thomas Harlan

Ficha Técnica