Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

“Astro Noise”: exposição de LAURA POITRAS no Whitney Museum em Nova Iorque

Voltar
A artista americana Laura Poitras, realizadora de cinema e jornalista, convidada do LEFFEST’14, tem patente até 1 de Maio no Whitney Museum of American Art em Nova Iorque, a sua primeira grande exposição em nome próprio, intitulada Astro Noise.

Esta exposição, composta por uma série de instalações inter-relacionadas, reflecte e expande algumas das temáticas frequentes no seu trabalho, da vigilância em massa à guerra ao terror, passando pela utilização de drones pelas forças armadas norte-americanas e pela prisão de Guantánamo Bay. Alguns destes assuntos foram tema de investigação da sua trilogia de filmes sobre a América pós-11 de Setembro: My Country, My Country  (2006), The Oath  (2010) e Citizenfour (2014), sobre o caso Edward Snowden, que lhe deu o Óscar para o Melhor Documentário em 2015 e, pelo respectivo trabalho de reportagem e investigação jornalística, o Prémio Pulitzer em 2014.

Citizenfour foi apresentado em antestreia portuguesa na edição de 2014 do LEFFEST, seguido de uma conversa com Laura Poitras e Jacob Appelbaum. Este e mais 21 outros filmes serviram de enquadramento ao Simpósio Internacional, intitulado Ficção e Realidade: Para além do Big Brother (parte 1, parte 2, parte 3, parte 4), que incluiu participações de Noam Chomsky (uma entrevista incluída na parte 1), Julian Assange (intervenção em directo incluída na parte 4), Baltasar Garzón, Philippe Aigrain, Jérémie Zimmermann, Jacob Appelbaum, Eric Sadin, Eben Moglen, Jennifer Robinson e Rui Tavares.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.