Lisbon & Estoril Film Festival

Notícias

Destaques da Programação do 14º LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival

Voltar
O LEFFEST – LISBON & SINTRA FILM FESTIVAL anunciou hoje, em conferência de imprensa, os destaques da programação da sua 14ª edição, que decorrerá entre os dias 13 e 22 de Novembro, em Lisboa e Sintra.

O conceito desta 14ª edição teve como premissa o filme 2001 – Odisseia no Espaço. Inspirada no imaginário da ficção científica, de que o filme continua a ser o grande paradigma, a programação foi pensada num momento particularmente insólito da história global: um período de incertezas, que veio desafiar tanto do que outrora tomávamos por garantido.

Estão já escolhidos dez filmes na Selecção Oficial – Em Competição e muitos outros nas secções Fora de CompetiçãoSessões Especiais. Entre eles, contam-se as obras galardoadas com o Prémio de Melhor Filme nos três grandes festivais europeus que tiveram lugar este ano: Berlim, Veneza e San Sebastián, bem como várias das mais aguardadas obras do ano. Na sua 14ª edição, o LEFFEST volta a proporcionar ao seu público oportunidades únicas para assistir a alguns destes filmes em sala.

júri desta edição será composto por Peter Handke, uma das figuras maiores da literatura austríaca e de língua alemã; Frédéric Bonnaud, Director da Cinemateca Francesa; Cecilia Bengolea, bailarina, coreógrafa e artista visual; Gabriel Abrantes, um dos mais importantes jovens cineastas e artistas da actualidade; e Neville Wakefield, curador de arte e escritor. Cinco personalidades que irão marcar presença no festival e participar em diversos eventos e conversas com o público.

Na secção Homenagens e Retrospectivas, destaque para a obra do cineasta norte-americano Paul Thomas Anderson, que será exibida numa retrospectiva integral; para o jovem mestre das artes visuais, Clément Cogitore, que estará connosco para a projecção de várias das suas curtas e de uma longa-metragem; para o mais recente trabalho de restauro de Wong Kar-Wai, cuja obra será aqui homenageada através da exibição de cinco filmes restaurados em 4K; e para uma homenagem à Cinemateca Francesa através da exibição de obras restauradas seleccionadas por Frédéric Bonnaud.

No cinema, poder-se-ia argumentar que a questão mais importante a colocar sobre um filme não é a tradicional “o que vemos?” mas “com que olhos vemos o que vemos?”. Que perspectiva é que a câmara assume e a quem é que ela pertence? O ciclo temático “Os Olhares em Confronto”, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, coloca-nos estas questões através de um conjunto de filmes exibidos em sete sessões duplas.

Retomando o tema central desta edição: o início do ano de 2020 “quebrou o nexo do mundo”, como escreveu o filósofo José Gil, quando surgiu algo para o qual vários cientistas e pensadores vinham alertando, mas que não esperávamos nem estávamos preparados para que acontecesse assim de repente e se espalhasse tão rapidamente pelo mundo inteiro: uma pandemia paralisou o planeta e, nos sectores das artes e da cultura, os efeitos foram devastadores. O simpósio “As Artes e o Público no Mundo Pós-Pandemia” questiona: entre a mudança e a continuidade, que mundo nos aguarda agora?

O segundo simpósio desta edição será organizado por ocasião do 25º Aniversário de Sintra – Património Mundial da UNESCO. Um passo importante para o reconhecimento dos interesses colectivos da humanidade, a classificação veio permitir uma renovada preocupação para com a conservação dos elementos culturais e naturais da paisagem de Sintra, tornando-se particularmente relevante numa altura em que a acção humana é cada vez mais desastrosa para com o seu passado, presente e futuro. Mas como conciliar a valorização do património com a vivência quotidiana da cidade?

Na 14ª edição do LEFFEST, retomamos a rúbrica CinemART, uma secção que procura explorar o cinema através da fusão com outras artes. O LEFFEST irá apresentar vários outros eventos, incluindo “Noche de Ronda”, um programa especial organizado por Salvador Sobral, e um concerto da Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II na cerimónia de encerramento do festival.

Entre outros convidados que serão anunciados em breve, o LEFFEST irá contar com a presença dos cineastas Paul Vecchiali, Christian Petzold, Mona Fastvold e Mathieu Amalric, da actriz Lilith Stangenberg e do actor Jean-Philippe Puymartin.

Veja as fotos da conferência de imprensa aqui.  

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.